Formação gratuita para mulheres em artes e bordados em João Monlevade

Oportunidade abre portas para o mercado de trabalho

Com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, 100 mulheres monlevadesnses participarão de oficina com artista paranaense Fernanda Nadal.
Publicidade _

Oferecer oficinas profissionalizantes para mulheres, com formação em bordado em pedrarias. Essa é a proposta do projeto A Arte de Bordar, que acontecerá em João Monlevade entre os dias 31 de julho e 12 de agosto.
A formação será ministrada pela artista Fernanda Nadal, que possui trajetória internacional e trabalhos com grandes marcas do mundo da moda.
O projeto é voltado para moradoras dos bairros Santa Cruz, Centro Industrial, Pedreira, Jacuí, Vila Tanque, Areia Preta e Baú.
As inscrições ocorrerão nos dias 22 e 26 de julho, das 9h às 16h, na Fundação Crê-ser Santa Cruz, sala da ABASC: Avenida Santa Cruz, 1010 – bairro Santa Cruz, e na Fundação Crê-Ser Vila Tanque, na Rua Sete, 46, bairro Vila Tanque.
É necessário apresentar comprovante de residência.


Sobre a artista e o projeto


A artista é fundadora do Atelier & Escola Fernanda Nadal, no Paraná que, há duas décadas é referência quando o assunto é bordado.
Entre linhas, agulhas e pedrarias, ela oferece a oportunidade de mulheres terem suas vidas transformadas a partir da arte e da geração de economia e renda. design.

Publicidade
_
Processed with VSCO with a4 preset

O projeto, viabilizado pela Fundação ArcelorMittal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, ofertará ao longo de 25 horas de curso, a capacitação e o ensino de técnicas da arte de bordado em pedraria, qualificando as participantes para o mercado de trabalho.
A proposta é uma oportunidade das participantes se capacitarem para o mercado de trabalho e gerar renda para si e suas famílias.

As participantes, moradoras de bairros do entorno da Usina, serão distribuídas em duas turmas. Uma para 50 mulheres dos bairros Centro Industrial, Santa Cruz, Pedreira e Jacuí, outra para 50 mulheres dos bairros Vila Tanque, Baú e Areia Preta.

Assim, a formação para a Turma 1 será de 31/7 a 04/8, para mulheres dos bairros Vila Tanque, Baú e Areia Preta, no horário entre 13h00 às 18h00, na Fundaçao Crê-Ser, em Vila Tanque

Já a Turma 2 participará de 07/8 a 11/8, com mulheres dos bairros Centro Industrial, Santa Cruz, Pedreira e Jacuí, no horário: 13h00 às 18h00, no Floresta Clube.


Uma mostra final de encerramento acontece no dia 12 de agosto.


As oficinas são combinadas com palestras sobre desenvolvimento sustentável e economia circular, que acontecerão durante as próprias formações.

Conforme a autora do projeto e responsável pela oficina, Fernanda Nadal, a iniciativa promove impactos positivos na vida das participantes. “Acreditamos que, com certeza, essa será uma ação de impacto sociocultural em João Monlevade. Estou muito feliz por desenvolver este projeto, capacitar tantas mulheres para o mercado de trabalho e levar arte à vida de cada uma delas. Agradeço à Fundação ArcelorMittal por acreditar e confiar nesta ação”, afirma.

Kits de bordado

O projeto prevê ainda, no dia do seu lançamento, a entrega de kits de bordado, compostos por tecido, agulha, fio e pedrarias, às mulheres participantes do projeto, para que elas possam iniciar a criação das suas primeiras peças após a qualificação.
Além disso, receberão cartilhas com o passo a passo da arte de bordar, para consulta durante e posteriormente às aulas. Entre as temáticas desenvolvidas nas formações, estão o aprendizado de dezesseis pontos de bordado em pedraria e formas de arremate.

Participação na Feira de Economia Popular Solidária

Ao fim da formação, marcado para o dia 12 de agosto, as 100 participantes vão expor o resultado de suas criações na edição mensal da Feira Popular de Economia Solidária, promovida pela Solidariarte, próximo à Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Participantes poderão expor seus trabalhos durante a Feira de Economia Popular do mês de agosto. Foto: Sérgio Henrique


Além disso, neste dia, serão entregues certificados para comprovação da formação recebida.

Fernanda Nadal destaca que o sentimento é de gratidão e muita alegria de compartilhar seus conhecimentos com as monlevadenses.
“Por ter a oportunidade de levar conhecimento a tantas mulheres, saber que muitas terão transformações socioeconômicas importantes após esta formação, como já aconteceu em outros projetos que realizei”, diz.
“Sou muito grata à ArcelorMittal, por acreditar no projeto. Hoje em dia a sustentabilidade é o principal pilar da moda, e técnicas de bordado são grandes aliadas nas transformações e na reutilização de muitas peças. Temos que implantar a consciência da sustentabilidade não só nas mulheres que estarão comigo nas oficinas, mas em toda a comunidade”, diz a artista.

Atelier & Escola Fernanda Nadal

A artista Fernanda Nadal atua desde 2004, criando e ensinando a arte de bordar em criativos projetos que envolvem o universo das artes visuais.
Formou dezenas de alunos em todo o Brasil, em workshops e cursos em Ponta Grossa/PR, Curitiba/PR e São Paulo/SP.
Realiza cursos online beneficiando mulheres brasileiras e em diversos países.
Fernanda é idealizadora e professora do projeto social Bordado com Amor, que capacitou mulheres para o mercado de trabalho, e criadora do Clube de Bordado em Pedraria FN, primeiro clube de assinatura nesta área na América Latina.
Em 2021, foi convidada para participar da Exposição “A Arte da Moda”, ao lado de nomes como Dior e Chanel, no Farol Santander, em São Paulo.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte.

Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e conta com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal.

Mais informações: (51) 9 80570832.

Foto: Arte de bordar

Publicidade