Fórum Permanente de Prefeitos da Bacia do Rio Doce se reúne em Mariana

Fórum Permanente de Prefeitos da Bacia do Rio Doce se reúne em Mariana
Fórum dos Prefeitos (23.06) - Foto Larissa Flauzino
Publicidade _

Aconteceu na última sexta-feira (23), no Centro de Convenções de Mariana, o 15° Encontro do Fórum Permanente de Prefeitos da Bacia do Rio Doce. O Evento contou com a presença de líderes do executivo que integram o grupo, além da presença do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, Secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, e Marília Carvalho de Melo, Secretária de Meio Ambiente do Estado e representante da empresa britânica Pogust GoodHead, que têm ação pelos atingidos, municípios e empresas privadas envolvidas pelo desastre ambiental do rompimento da Barragem de Fundão.

O Fórum Permanente foi criado com o intuito de participar ativamente e decisivamente na defesa dos municípios que foram afetados pelo crime ambiental, que aconteceu no dia 05 de Novembro de 2015, em Mariana (MG). Trata-se de um canal aberto ao diálogo franco e produtivo, que busca soluções efetivas para os milhares de mineiros e capixabas atingidos pela tragédia.

A ocasião contou com uma fala inicial de José Roberto Gariff Guimarães, prefeito da cidade de São José do Goiabal (MG) e presidente do Fórum. Em seu discurso, José Roberto fala sobre as responsabilidades enfrentadas pelos prefeitos que integram o Fórum: “alcançar o coração dos moradores das nossas cidades, dando uma solução aos seus problemas, é a tarefa mais difícil e mais árdua para o gestor hoje”. Os prefeitos presentes se apresentaram e também apontaram as dificuldades enfrentadas pelos seus respectivos municípios e cobraram ações reparatórias devidas.

O Governador Romeu Zema, antes de chegar ao evento, esteve em uma reunião fechada com os atingidos de Mariana, juntamente com o Chefe do Executivo Marianense. Quando chegou ao Encontro, o Governador pontuou que as medidas tomadas para sanar os problemas causados pela tragédia de Mariana foram insuficientes: “ficou nítido (após o desenvolvimento de medidas emergenciais positivas para os atingidos pela tragédia de Brumadinho) que o que foi desenhado, há oito anos atrás, referente a tragédia de Mariana não está dando os devidos resultados”, destacou.

Zema ainda afirmou que sua equipe está desenvolvendo novos acordos referentes aos atingidos pela Barragem de Fundão. “É preciso agilidade! Mariana já esperou muito. As cidades afetadas já esperaram muito. Nós precisamos trabalhar em conjunto para concretizar o novo acordo!” afirmou enfaticamente o Governador.

A Secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto afirmou que: “uma de nossas buscas é que tenhamos recursos a serem replicados diretamente para os municípios”. Além disso, a Secretária contou ao Fórum que diversas conversas têm sido realizadas a respeito de um investimento adicional para a saúde dos municípios afetados, pois acredita-se que o rompimento da barragem tenha deixado as populações atingidas mais doentes.

O Encontro do Fórum Permanente de Prefeitos da Bacia do Rio Doce acontece periodicamente, e o momento possibilita o diálogo entre os representantes dos municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, tendo como objetivo fortalecer a união e o desenvolvimento dos municípios da Bacia do Rio Doce.

Publicidade