FUNDES é lançado no Encontro das Associações

O evento reuniu representantes das associações e entidades da sede e distritos para uma troca de conhecimentos e experiências

Imagem: Ane Souz
Publicidade _

Trazendo boas discussões, o Encontro das Associações propiciou esclarecimentos e informações para associações e entidades por meio de palestras sobre regularização de CNPJ’s, oficina de elaboração de projetos sociais e culturais para captação de recursos e o lançamento do FUNDES. O evento aconteceu no último sábado, 17, no Paço da Misericórdia e foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, em parceria com a Sala do Empreendedor de Ouro Preto.

No Encontro, o prefeito Angelo Oswaldo, a vice Regina Braga e o secretário da pasta Felipe Guerra, lançaram o Fundes – Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (FUNDES), com recurso de $1 milhão de reais que estará disponível a partir de janeiro de 2023.

Criado pela Lei 1.294 de 14 de julho de 2022, o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (FUNDES/OP), de natureza contábil, com o objetivo captar recursos financeiros públicos e privados e destiná-los ao fomento de ações de estímulo ao desenvolvimento econômico e sustentável, bem como apoiar políticas de desenvolvimento econômico e sustentável no Município.

Publicidade
_

O FUNDES foi incluído na Lei Orçamentária de 2023, e o recurso será distribuído por meio de edital de projetos elaborado pelo CONDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto, que também criará o Comitê Gestor do Fundo, sob supervisão da Secretaria Municipal de Fazenda.

O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou a importância do PADE e do FUNDES. “Temos um plano bem organizado que já vem trabalhando ações de diversificação econômica e agora, com o lançamento do FUNDES, a Prefeitura já começa investindo recursos para acelerar a economia e ser atrativo para buscar mais capitais.”

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, ressaltou que o fundo será fomentado pela Prefeitura e que será ampliado pelas empresas âncoras do Município para movimentar a economia. “Pela primeira vez haverá destinação da CFEM – Compensação Financeira pela Exploração Mineral, onde 5% irão para ao Fundo e serão utilizados em projetos de diversificação econômica. É momento muito esperado e comemorado pela cidade de Ouro Preto, um avanço a passos largos em políticas públicas de desenvolvimento econômico e de forma conjunta a sociedade civil organizada e entidades”.

Esse evento é uma das inúmeras ações que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem realizado para as associações da sede e dos distritos. Além disso, a Sala do Empreendedor tem promovido, em parceria com o Sebrae, consultorias, palestras e ações para auxiliar o empreendedor ouro-pretano a gerir melhor seu negócio.

Publicidade