Furacão Ian atingiu a costa oeste de Cuba com categoria 3

Em Cuba foi declarada situação de emergência emergência em 67 municípios

Na rota do furação, Nasa retirou seu foguete lunar gigante Artemis 1 da plataforma de lançamento em Cabo Canaveral. Ian deve seguir para a Flórida, no sul dos Estados Unidos.
Publicidade _

O furacão Ian ganhou força nesta terça-feira e com categoria 3 e atingiu a costa oeste cubana com ventos fortes na cidade de La Coloma, uma vila de pescadores de cerca de 7.000 habitantes, na província de Pinar del Río, de acordo com o Instituto de Meteorologia da ilha.
As autoridades locais informaram que devido à passagem do furacão Ian, todos os circuitos” de Pinar del Río” estão sem eletricidade”. Até a manhã de terça-feira, cerca de 38.000 pessoas haviam sido evacuadas na região.
Os ventos derrubaram galhos de árvores e outros objetos que voaram nas ruas e nos pátios das casas, segundo imagens transmitidas pela televisão.

Pouco antes de Ian atingir Cuba, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) o elevou para a categoria 3, acrescentando que a tempestade registra ventos de 185 quilômetros por hora, com máximos de até 200 quilômetros por hora.
Flórida
Moradores do estado norte-americano da Flórida correm para colocar sacos de areia em volta de suas casas e estocar suprimentos de emergência, esvaziando as prateleiras das lojas, enquanto o furacão Ian gira em direção ao estado com ventos fortes, chuvas torrenciais e grande tempestade.

O caminho do Ian em direção à Flórida forçou a agência espacial norte-americana Nasa a retirar seu foguete lunar gigante Artemis 1 da plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, depois de adiar a tão esperada missão pela terceira vez.

-

Foto: AFP

Publicidade