Início Cultura Arte Gerdau revela artistas e esculturas de aço que serão instaladas em cidades...

Gerdau revela artistas e esculturas de aço que serão instaladas em cidades mineiras, incluindo Ouro Preto e Barão de Cocais

As obras selecionadas por meio de edital cultural serão instaladas em espaços públicos das cidades em 2022

Instalada em 1978 na cidade de Ouro Branco, a obra “Janelas para o Futuro”, conhecida também como "O Bengalão”, de Amilcar de Castro, contou com o patrocínio da empresa.

Ouro Preto receberá a obra “Pepita II” do artista mineiro Sérgio Machado. A ação é resultado do edital de incentivo à cultura mineira – Arte em Aço Gerdau, que selecionou trabalhos de sete artistas do estado. As peças serão instaladas, em 2022, em espaços públicos como museus, centros culturais, praças ou parques de nove cidades mineiras. Além de Ouro Preto, estão Belo Horizonte, Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco e Três Marias.

A obra “Pepita II” visa a contribuição para o diálogo entre o público, a paisagem, a arquitetura e a história de Minas Gerais, além de construir novos modelos de experiência estética e simbólica. O aço e o mineral, nas mãos do artista Sérgio Machado, transformam-se em escultura, que modifica o espaço e o campo de visão. O aço matéria bruta ganha elegância e leveza, e contrapõe-se e sustenta o elemento mineral – a pedra, desafiando a realidade física e o senso de gravidade.

As propostas culturais do edital Arte em Aço Gerdau foram selecionadas por uma Comissão Curatorial, formada por curadores, especialistas e pessoas com reconhecida expertise na temática do edital, bem como representantes da Gerdau e dos municípios contemplados.

Por meio do edital foram selecionados trabalhos na área de artes visuais, com valor de até R$ 265 mil, em recursos próprios e incentivados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Os artistas participantes contarão ainda com a consultoria gratuita da Através – Gestão Cultural, empresa especializada no mercado cultural.

De acordo com o diretor da Gerdau, Wendel Gomes, Minas Gerais tem grande protagonismo na história de 120 anos da Gerdau. “Esse edital tem o intuito de reconhecer e incentivar manifestações artísticas que reforcem a riqueza cultural do estado. Queremos presentear as cidades com essas esculturas, impactar as pessoas, ampliando o contato da população com a história de Minas Gerais por meio da arte”, explica.

Outras informações sobre o Edital Arte em Aço Gerdau no site https://prosas.com.br/editais/8835-edital-arte-em-aco-gerdau

Foto: Gerdau

Sair da versão mobile