A gestão da Serra dos Alves, desenvolvida em parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Bromélia, foi reconhecida nesta terça-feira (27), com o Prêmio Cidades Inteligentes. A honraria, entregue em Belo Horizonte, é conferida por uma rede de parceiros voltada para a sustentabilidade dos municípios mineiros.
O Instituto Bromélia é responsável por cuidar de todo distrito de Serra dos Alves e do Parque Natural Municipal Alto Rio Tanque. Os recursos partem de dois termos de fomento, financiados pelas secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico. As parcerias visam tanto a conservação ambiental da comunidade quanto a atração de turistas para um dos principais destinos de Itabira.
O prefeito Marco Antônio Lage; os secretários Denes Lott (Meio Ambiente) e Vinícius Rocha (Desenvolvimento Econômico); a superintendente de Turismo, Carolina Peixoto; e o presidente e fundador do Instituto Bromélia, Carlos Andrade “Cabeça”, receberam a premiação na capital mineira.
Segundo Carlos Cabeça, 100% dos trabalhadores do Instituto Bromélia hoje residem na Serra dos Alves; 93% são nativos da comunidade; e 60% são mulheres. A OSC zela por cuidados e manutenções do patrimônio público e da gestão de áreas protegidas da comunidade e realiza atividades de educação ambiental com moradores, turistas e visitantes, oportunizando meios e relações humanas que proporcionam o desenvolvimento sustentável.
“É uma gestão que evidencia a visão do poder público de Itabira, que hoje é voltada para as pessoas. Muitas vezes os distritos ficam esquecidos, mas essa parceria é a garantia de que haverá os investimentos necessários. Estamos falando de liberdade para gerir, de alívio para os cofres públicos e de oportunidades de trabalho, emprego e geração de renda para as pessoas locais”, diz o presidente do Bromélias, Carlos Cabeça.
Para o prefeito Marco Antônio Lage, a premiação destaca a governança comunitária e a visão de desenvolvimento sustentável. “Um projeto magnífico e inovador, que alia desenvolvimento econômico e meio ambiente. Que vai ao encontro dos preceitos modernos, da sustentabilidade, que fazemos questão de praticar em Itabira”, comentou.
“Premiação que vem coroar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, que envolve a gestão municipal, e toda comunidade de Serra dos Alves. Traz pertencimento e traz valor para toda a localidade”, resumiu o secretário Denes Lott. “A gente inova com uma gestão participativa, que privilegia a comunidade e valoriza a principal fonte de renda da Serra dos Alves, que é o ecoturismo”, completou o secretário Vinicius Rocha.
A premiação
O Prêmio Cidades Inteligentes visa selecionar, premiar e disseminar o conceito das smart cities como espaços humanos, que colocam a tecnologia à serviço das pessoas, valorizando a gestão pública eficiente, o empreendedorismo, a transparência e a sustentabilidade. A premiação é realizada desde 2017.