O encontro, realizado na segunda-feira (11), dá continuidade a encontros que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) tem realizado com prefeituras onde tem campus para a criação de promoção de saúde mental nas comunidades. Em agosto, equipes da Universidade e da Secretaria de Saúde de Ouro Preto falaram sobre o assunto.
A reitora Cláudia Marliére apresentou ao prefeito de Mariana, Celso Cota, e ao vice-prefeito, Cristiano Vilas Boas, a proposta da criação de um esforço em rede, da Universidade com os municípios onde a UFOP está presente. Para a reitora, “o apoio dos serviços de saúde do município de Mariana é fundamental, visando ações e políticas concretas de apoio aos estudantes”.
Também participaram da reunião o vice-reitor da UFOP, Hermínio Nalini, e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Pereira.
Foram debatidos outros temas na reunião, como a segurança dos estudantes e possíveis parcerias entre a prefeitura e os institutos de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa).