Governadores de 12 estados participaram nesta terça-feira (6), de reunião com a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir o uso emergencial da vacina russa Sputnik V. O imunizante, que já foi aprovado para uso em mais de 50 países, foi negociado diretamente pelo Consórcio de governadores do Nordeste, com o apoio de gestores do Norte, junto ao Fundo Soberano Russo. Os governadores já garantiram 37 milhões de doses da vacina.
“Tivemos uma separação, são dois processos, um processo que trata de um pedido para a vacina Sputnik ser aprovada de forma emergencial, liderado pela União Química, e que tem nosso apoio”, explicou Dias.
“E há o pedido da vacina comprada pelos estados para uso no Brasil inteiro, com o Ministério da Saúde”, disse o governador. Dias afirmou que esse pedido deve ser tratado com base na lei que permite uma autorização excepcional. “Essa autorização tem um prazo de sete dias úteis ou nove dias corridos”, informou o governador.
Nesta quarta-feira (7), o governadores voltarão a tratar do tema da autorização excepcional. Segundo Wellington Dias, a expectativa é de que os governadores tenham em mãos a autorização excepcional no início da próxima semana, “para a licença de importação da Sputnik para uso no Brasil, para uso de todos os brasileiros”.