Governadores do nordeste formam aliança para atrair investimentos e cuidar da saúde

Publicidade _

Os governadores do Nordeste se reuniram nesta quinta-feira (22), em Teresina, capital piauiense, durante fórum organizado pela Associação Brasileira de Infraestrutura (Abdib), que teve como objetivo fomentar o interesse do mercado e atrair novos negócios para os estados do Nordeste. A programação incluiu espaço para a apresentação de diretrizes, programas e projetos de investimento em infraestrutura por meio de concessões e parcerias público-privadas (PPP).

O governador baiano, Rui Costa,  destacou a importância da integração entre os estados da região e a oportunidade de apresentar projetos para a captação de recursos e investimentos. “Os estados do Nordeste têm um potencial enorme para atrair negócios e investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana. Ganhamos força quando nos apresentamos juntos, pois somos quase 57 milhões de pessoas e consumidores, com um PIB de R$ 898 bilhões, o que, certamente, se configura como oportunidades para investidores”, afirmou, ressaltando o papel do Estado na nova configuração.

Segundo ela, a Bahia já tem uma tradição de Parceria Público-Privada na mobilidade urbana, com o metrô e agora o VLT; na saúde e em novos projetos, como a nova rodoviária de Salvador e a ponte Salvador-Itaparica, com custo de R$ 6 bilhões para ser licitada em novembro.

Consórcio do Nordeste saúde

Ontem, os governadores decidiram comprar em conjunto os insumos para a saúde, incluindo equipamentos e remédios que deve ter o primeiro lote de compra realizado nas próximas semanas. Outras áreas, como educação e segurança podem ter a mesma solução, defenderam os governadores que preparam o projeto  Nordeste Conectado e uma missão internacional para expor oportunidades e projetos na região.

Missão internacional 

Em novembro, a viagem realizada pelos governadores do consórcio terá como destinos a França, Espanha, Itália e Alemanha. O planejamento da missão inclui um vídeo de apresentação da força econômica e do potencial de negócios do Nordeste. Oportunidades em turismo, saúde, segurança pública, tecnologia e meio ambiente serão destacadas.

Inicialmente, serão quatro países. Estão previstos encontros institucionais com o governo de cada um desses países e também encontros empresariais, traçadas com as embaixadas dos países europeus.

Participaram da reunião os governadores do Piauí, Wellington Dias, do Ceará, Camilo Santana, do Maranhão, Flávio Dino, do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e da Paraíba, João Azevedo, assim como os vice-governadores de Alagoas, Luciano Barbosa, de Pernambuco, Luciana Santos, e do Piauí, Regina Sousa.

Publicidade