Foi formalizada na semana passada, no auditório do Colégio Municipal Afonso Pena (Comap), a compra do imóvel que sediará o Grupo de Congo de Santa Bárbara.
A aquisicção exigiu um investimento de R$ 150 mil. A área construída corresponde a 160m² e o terreno total, a 220m². A sede fica localizada na rua Lindolfo do Carmo Ferreira, nº 177, bairro São Vicente.
Felizes, os congadeiros agradeceram pela realização em honra de Nossa Senhora do Rosário, e ressaltaram a importância do novo espaço para os encontros e ensaios do Congo.
Falaram em nome do Grupo, os senhores Neli Gonçalo e Eduardo Bonifácio, dona Maria Perpétua Socorro e Paulo, filho de Zé Davi, que fez uma oração em agradecimento.
A escolha do bairro São Vicente para a sede, se fez, em virtude das reuniões e as festas do congado já serem, normalmente, realizadas no Bairro.
História
A história do Congado em Santa Bárbara começou com o Sr. Geraldo Perdigão. Importantes incentivadores e fontes de inspiração, os senhores Elton Soares e Neli Gonçalo, hoje, são referência dessa manifestação cultural e religiosa no Município. Atualmente, o Grupo de Congo de Santa Bárbara é presidido pela senhora Piedade da Luz Silva.
A coroação dos reis congos era uma maneira de manutenção aparente da organização social dos negros na colônia e, até hoje, se constituem como elementos de extrema importância nos rituais do congado.