Início Cidades João Monlevade Hasteamento das Bandeiras abre comemoração dos 58 anos de João Monlevade

Hasteamento das Bandeiras abre comemoração dos 58 anos de João Monlevade

“É uma cidade de gente trabalhadora, é um município de operários. Pessoas que lutaram pelo desenvolvimento e por seus direitos”, disse o deputado Leonardo Monteiro.,

Presença da bandeira de Luxemburgo marca o reconhecimento aos precursores daquele país na origem e desenvolvimento industrial do município. Foto: Mundo dos Inconfidentes.

Em virtude dos 58 anos de emancipação político-administrativa de João Monlevade, completados hoje (29), a Prefeitura realizou na manhã desta sexta-feira a solenidade de Hasteamento das Bandeiras.

Durante o ato cívico, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) hasteou a bandeira do Brasil, juntamente com o deputado federal, Leonardo Monteiro (PT). O tenente-coronel Agnaldo de Souza Schuab, comandante da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar, hasteou a bandeira de Minas Gerais e o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Maciel (Podemos) hasteou a bandeira de João Monlevade.

Como este ano, completa-se 100 anos da primeira colônia Luxemburguesa no Brasil, também foi hasteada a bandeira de Luxemburgo, pela cineasta e historiadora luxemburguesa, Dominique Santana. Ela dirigiu o documentário interativo “A Colônia Luxemburguesa” que retrata a trajetória dos imigrantes luxemburgueses que chegaram em João Monlevade no início do século passado.

Historiadora mostra carta enviada pelo prefeito de Esch-Sur-Alzette, Georges Mischo, ao prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro. Cidade luxemburguesa é coirmã da aniversariante, que será visitada por Geroges Mischo no mês de julho deste ano.

Após o hasteamento, a historiadora entregou a Dr. Laércio Ribeiro uma carta do prefeito de Esch-Sur-Alzette, Georges Mischo, cidade que era o lar de vários luxemburgueses que se mudaram para João Monlevade, quando a cidade ainda era um distrito. Na carta, Georges Mischo parabenizou o município pelo aniversário de emancipação.

Em seu discurso, Dr. Laércio Ribeiro ressaltou a satisfação de morar em João Monlevade. “Tem 46 anos que moro aqui, é um orgulho e uma satisfação comemorar estes 58 anos. Gostaríamos de convidar a todos para participar dos vários eventos e inaugurações que estamos realizando em função do aniversário da cidade”, afirmou.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Fabrício Lopes (Avante) mencionou o trabalho que vem sendo feito pela atual administração. “A cidade já está colhendo alguns frutos de uma gestão que tem uma liderança como o Dr. Laércio Ribeiro”, afirmou.

O deputado Leonardo Monteiro afirmou que os monlevadenses são conhecidos e sempre lembrados como um povo trabalhador. “É uma cidade de gente trabalhadora, é um município de operários. Pessoas que lutaram pelo desenvolvimento e por seus direitos”, salientou.

Gustavo Maciel destacou o trabalho da administração que além de manter uma relação republicana com a Câmara Municipal, tem presenteado a cidade com diversas obras em seu aniversário.

Presenças

Também estiveram presentes: a presidente do conselho curador da Fundação Crê-ser, Rosângela Guimarães Ribeiro; a diretora executiva da Fundação Crê-ser, Helenita Pinto Melo Lopes; a segunda dama, Simone Rolla; a diretora presidente da Casa de Cultura, Nadja Lírio; a controladora interna, Angélica Drumond; o secretário de Administração, Gilberto Vicente Barcelos; o assessor de Governo, Gentil Lucas Bicalho; o chefe de Gabinete, Geraldo Giovane Silva; a secretária de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos; a secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond; o diretor do DAE, José Afonso Martins; o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos; o procurador Geral do Município, Hugo Lázaro Martins e os vereadores Leles Pontes (Republicanos), Belmar Diniz (PT), Bruno Cabeção (Avante) e Gustavo Prandini (PTB).

Foto: Mundo dos Inconfidentes

Sair da versão mobile