Hoje, 22 de fevereiro de 2019, foi realizada nova reunião entre a equipe da Hindalco e as Defesas Civis dos municípios de Ouro Preto e Mariana. Essa reunião estava prevista desde o dia 30 de janeiro de 2019 e contou também com a participação de representantes do poder público desses dois municípios. A pauta da reunião foi a apresentação sobre as rotinas de monitoramento e manutenção adotadas pela Hindalco na Barragem do Marzagão.
Além disso, foram detalhadas informações a respeito do Plano de Ação de Emergência e o Estudo Hipotético de Ruptura, sendo acordada a elaboração e o início da execução de um plano de ações conjunto, levando em consideração as recomendações das Defesas Civis de Ouro Preto e Mariana, até o final de maio/2019 que contemplará as comunidades envolvidas.
Outro ponto acordado em reunião é a atualização e apresentação para as Defesas Civis, de Ouro Preto e Mariana, do Estudo Hipotético de Ruptura da estrutura da Barragem do Marzagão até 15 de maio de 2019.
A atualização desse estudo é necessária devido a: paralisação de deposição de rejeito na estrutura em 2018, alteração da legislação sobre Plano de Ação de Emergência, surgimento de novas tecnologias e mudança do uso e ocupação do solo na região.
A Hindalco ressalta que a Barragem do Marzagão é estável, foi construída sob o método de alteamento mais seguro (à jusante) e tem rigorosa rotina de monitoramento e manutenção.
Ao longo de 2019, já foram realizadas reuniões com as lideranças comunitárias e trabalhadores da fábrica para apresentar a Barragem do Marzagão e a rotina de monitoramento e manutenção da estrutura.
Importante ressaltar que a Barragem do Marzagão será descomissionada, com previsão final até 2023.
Programa de Visitas à Barragem do Marzagão
As visitas à Barragem do Marzagão acontecem desde 2015, com a participação dos funcionários e das comunidades locais. Desde então, cerca de mil pessoas já participaram do programa.
Os interessados em participar deverão entrar em contato com a Hindalco pelo número: (31) 3559-9000.