HipertenSUS faz acompanhento de hipertensos em Ouro Preto

Orientações sobre a redução do consumo de alimentos ultra processados na pauta das atividades.

Equipe faz atendimento nutricional para pessoas com hipertensão assistidas pela Atenção Primária à Saúde de Ouro Preto.
Publicidade _

O HipertenSUS é um estudo realizado pela Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto. O objetivo é avaliar a efetividade de intervenção nutricional pautada em entrevista motivacional e no Guia Alimentar para a População Brasileira para o controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e redução do consumo de alimentos ultra processados em usuários da Atenção Primária à Saúde.

A pesquisa realizou em novembro (2021) diagnóstico situacional sobre a percepção da população em relação ao sistema alimentar de Ouro Preto. Em março (7) foram iniciados os acompanhamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com diagnóstico de HAS. Este acompanhamento terá duração de 6 meses, por meio de atendimento individual nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Os resultados desta pesquisa contribuirão para avaliação e planejamento das políticas de alimentação e nutrição.

-

A equipe do HipertenSUS é formada por professoras da ENUT, pós-doutoranda, doutorandas, mestrandas e estudantes de iniciação científica e voluntários, e as atividades do projeto acontecem na sede do município, nas seguintes UBSs: Antônio Dias, Bauxita, Morro Santana, Piedade, Saramenha e São Cristóvão.

O contato da equipe é pelo email: projetohipertensus.enut@ufop.edu.br
Ela mantém outros canais de informação no You Tube, sendo eles: https://www.youtube.com/channel/UCa8eXLK5z0B3-wAKVJ11GjA

https://youtu.be/o0VZRtVDRQw e no Instagram: @gpenscufop

Imagem: divulgação

Publicidade