HNSD inaugura nova e moderna unidade de Pronto Atendimento em Itabira

Com área física total de 617 metros quadrados, o prédio conta com consultórios, salas de espera, leitos e outras instalações.

Unidade ampliada é um passo importante na transformação do município em uma referência macrorregional, destaca secretária de Saúde de Itabira.
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O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) de Itabira, inaugurou as novas instalações do Pronto Atendimento (PA) Dr. José Cesário Martins Carneiro, nesta terça-feira (17).

A nova unidade terá atendimento clínico, clínica Covid-19, pediatria, ortopedia e cirurgia geral, além de especialidades, conforme avaliação médica, em cardiologia, urologia, neurologia, cirurgia cardiovascular e hemodinâmica.

“Queremos colocar o hospital nos trilhos e para isso temos que melhorar o atendimento aos nossos pacientes, por isso construímos este novo Pronto Atendimento, para ofertarmos o melhor para a nossa região. O trabalho não para, queremos melhorar a hotelaria, aumentar a hemodiálise… nós temos muitos planos e queremos inaugurar outras unidades ao longo dos próximos meses”, garantiu o provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna.

Márcio Antônio Labruna(camisa azul) promete mais ampliação na unidade hospitalar de Itabira.

A secretária Municipal de Saúde, Luciana Sampaio, disse que a nova unidade é “um passo importante na transformação do município em uma referência macrorregional”.

“Itabira tem que virar referência para toda a macrorregião, então temos que lutar por isso. Mudar o foco de Itabira e não referenciar Belo Horizonte, temos que ser resolutivos. Acredito no sucesso, porque sorte é para quem não faz nada, e vocês [equipe do HNSD] trabalham muito e terão sucesso”, afirmou a secretária.

Capacidade de atendimento

Inicialmente, o atendimento no novo Pronto Atendimento acontecerá de 13h às 7h da manhã e será destinado aos pacientes da microrregião de Saúde de Itabira — que engloba, além da cidade referência, outros 12 municípios.

A estrutura terá capacidade para realizar, em média, 150 atendimentos por dia, mas pode ser ampliado para até 450 atendimentos por dia.

Estrutura física

Para atender os pacientes de Itabira e região, o novo Pronto atendimento conta com três recepções, três salas de espera — Covid-19, não Covid-19 e infantil —, três salas de aplicação, uma sala de acolhimento, uma observação pediátrica, seis consultórios médicos e nove banheiros.

Possui ainda 15 leitos de internação, três leitos pediátricos, três leitos de internação para pacientes com Covid-19, dois leitos de emergência e um leito de isolamento. Também disponibiliza 30 poltronas nas áreas de observação — sendo dez para nebulização, dez para aplicação e oito para pacientes com Covid-19.

Equipe

Para operar essa estrutura, o HNSD disponibilizará uma equipe multidisciplinar formada por 28 técnicos, 16 médicos clínicos, nove recepcionistas, oito médicos ortopedistas, seis enfermeiros atendentes, cinco enfermeiros supervisores, quatro cirurgiões, três auxiliares de higienização, uma coordenadora e pediatras.

Fotos: divulgação HNSD

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