Homenagens e conscientização marcaram entrega de prêmio de redação

Publicidade _

A Prefeitura de Barão de Cocais, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na semana passada, um evento de reconhecimento e conscientização. Além de palestra e homenagens, foram premiados também os vencedores do I Concurso de Redação, cujo objetivo foi discutir a efetivação da Política de Assistência Social através de envolvimento da sociedade. 

O Projeto, intitulado “Do Papel pra Vida – Mudando Juntos Nossa Cidade”, foi dividido em etapas,  com a apresentação e discussão do tema  “Violência contra a mulher: Como podemos combater?”.   A ação teve a participação de 1.959 estudantes.

Um dos principais intuitos do projeto foi auxiliar na formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres. Foram desenvolvidos temas importantes sobre essa política nas escolas da rede pública de ensino municipal para, por fim, realizar o concurso de redação com os estudantes.

A Secretaria de Assistência Social, juntamente com Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizaram a apresentação da temática nas escolas da rede pública de ensino. As apresentações aconteceram em todas as instituições que lecionam para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

“Este projeto foi muito importante porque conseguimos levar um tema muito relevante para escolas, que é o maior espaço de transformação de um cidadão. Agora, os adolescentes vão ser multiplicadores daquilo que aprenderam. Eu acredito que só a educação pode modificar nossa sociedade”, destacou a secretária de Assistência Social, Raíssa Ferreira.

VENCEDORES

Os prêmios para os três melhores textos foram notebooks, cursos de inglês e informática, oferecidos pelos patrocinadores do projeto, MR Mineração, Neway Informática e Easy English. Os demais finalistas receberam certificado.

A entrega dos prêmios aos vencedores foi realizada em uma celebração que contou com presença de autoridades municipais, diretores escolares, professores, além de representantes dos patrocinadores e familiares dos estudantes contemplados. Conheça a relação dos vencedores e finalistas. 

Categoria 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental

1º Lugar – Deisiane Aparecida da Silva

2º Lugar – Lavínea Vieira Teixeira

3º Lugar – Ingride Nogueira de Moura

Finalistas/certificados

Ingride Nogueira de Moura, Lavínea Vieira Teixeira, Maria Eduarda Barbosa Fernandes, Maurício Pinto Coelho Júnior, Nicole Javarine Almeida Barros, Paula Luiza Couto Santos e Raniely Samira Silva Rosa

Categoria 1º ao 3º ano do Ensino Médio

1º Lugar – Alexsander Elias da Silva

2º Lugar – Adryan Henrique Rocha Teixeira

3º Lugar – Amanda Julia dos Santos Lima

Finalistas/certificados

Claudiney Souza Matias, Daniel Nepomuceno, Flávia Maria Nicodemos, Geovanna Aparecida de Almeida, Lara de Melo Costa, Pedro Lucas Coluna Costa e Rueslayne Karen Aparecida dos Santos

PALESTRA

O evento teve também participação da psicóloga do Centro de Referência da Mulher de Lagoa Santa, Lucimeire Kotusbo, que ministrou palestra sobre “Desigualdade de Gênero e Violência”, apresentando números e tratativas sobre a grave situação do feminicídio no Brasil.

Homenagens

Partindo também de uma iniciativa da Secretaria de Assistência social, 14 mulheres foram homenageadas pelo relevante serviço e contribuição dada a sociedade cocaiense por cada uma delas. Cidadãs que representam todas as mulheres do município, pessoas que contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária, na garantia de direitos, e que servem de inspiração e exemplo. Representantes dos mais variados setores, educadoras, políticas, projetos sociais, órgãos de garantia de direitos e exemplos de amor ao próximo.

As lembranças recebidas por elas foram confeccionadas por integrantes de projetos sociais criados e desenvolvidos pela Secretaria.  Foram homenageadas:

“Maria Geralda Lacerda Inácio (Lia), Carmém de Almeida Marinho, Marly das Dores Duarte Sena, Luiz Celestino (Marilack), Maria da Piedade Nicodemos, Marisa Cristina Lopes, Dona Gracinha, Cláudia Nara Oliveira Onilis, Helena Aparecida de Carvalho, Dona Elenita, Mariluce Horta Xavier Santos, Isabel Cristina Batista, Eliana da Silva Ferreira Santana, Edna das Dores (tia Dinha) , Tatiana Cristina Moreira Del Caro Paiva, Maria do Carmo Soares (Carminha), Pastora Franciane Caroline de Carvalho e Dona Eliana.”

Publicidade