Hospital Municipal Carlos Chagas dobra número de UTIs para combater Covid-19

Instituição hospitalar passará a contar com dez novas unidades de tratamento intensivo voltadas exclusivamente para atendimento a infectados pelo coronavírus em Itabira. Capacidade foi dobrada.
Publicidade _

O sistema de saúde público de Itabira foi reforçado com a inauguração de novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados ao tratamento contra a Covid-19. Desde ontem (26) dez novos leitos estão sendo efetivados no Hospital Municipal Carlos Chagas, sendo que seis já estão aptos a receber pacientes desde já e outros quatro estarão liberados nos próximos dias.

Para a utilização dos novos leitos, as unidades intensivas convencionais foram levadas para o andar inferior do HMCC, onde havia leitos de enfermaria desativados no fim do ano passado. As UTIs para atendimento a casos de Covid, então, foram instaladas no andar superior da instituição. Com a mudança, foi dobrada a capacidade de resposta emergencial no Carlos Chagas. Até então, eram 10 UTIs para infectados no hospital municipal.

O HMCC já possui equipes contratada para a operação dos novos leitos ativados. Durante um rápido evento de inauguração, pela manhã, o prefeito Marco Antônio Lage destacou a velocidade com que os leitos foram preparados e elogiou a estrutura montado no Carlos Chagas.
“Temos observado uma escalada de casos em janeiro. A curva de novos casos em Itabira mostra um aumento de aproximadamente 180% de outubro para janeiro. Muita coisa em quatro meses. O movimento nas enfermarias e UTIs acompanhou essa elevação, o que nos causou preocupação”, declarou o prefeito.
Itabira segue na onda amarela e um dos critérios para que o município evolua para a onda verde é o aumento na disponibilidade de unidades intensivas com respiradores. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Horta, o município está fortalecendo o sistema para atender a população e tomando as ações necessárias para reduzir índices de contaminação e avançar para um cenário mais tranquilo.

-

Diretor clínico do HMCC, Rogério Mansuto destacou a velocidade na montagem dos novos leitos no hospital, o início da vacinação e pediu que a população continue tomando os cuidados necessários. “Estamos ampliando nossa capacidade de atendimento, mas não queremos usá-la. A vacina começou a chegar aos brasileiros, ainda que lentamente, mas todos precisam manter a atenção redobrada com aquelas medidas de prevenção que todos já conhecemos”.

Mais medidas

Além dos novos leitos, a gestão municipal determinou também que ônibus do transporte coletivo somente transitem com passageiros sentados, adotou o escalonamento nos horários comerciais, reativou as barreiras sanitárias e retomou a desinfecção nos pontos de ônibus e prédios públicos.

Outra ação importante é a abertura de diálogo com setores da economia. O prefeito Marco Antônio e secretários já tiveram reuniões virtuais com representantes de bares, supermercados, produtores de eventos, hotéis, escolas e outros segmentos.

“Mesmo vivendo esse momento desafiador, de aumento no número de casos, nós estamos com o olhar voltado para a onda verde. Não queremos, de forma alguma, regredir e ter que paralisar a cidade por completo novamente. Estamos fazendo a nossa parte, adotando as ações que nos cabem, mas queremos contar com o comprometimento da população”, finalizou o prefeito Marco Antônio Lage.

Publicidade