Igreja de Santo Amaro em Brumal será restaurada

Patrimônio religioso de Santa Bárbara é contemplado no programa Minas para Sempre

Durante encontro, foi anunciados recursos provenientes do MPMG para restauro da Igreja Santo Amaro, em Brumal.
Publicidade _

Representantes da Prefeitura de Santa Bárbara participaram na tarde de ontem (17), do lançamento do programa Minas para Sempre, em Ouro Preto.
O programa é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Cultural com a Plataforma Semente.

Ele tem o objetivo de promover a restauração e conservação de bens integrantes do patrimônio cultural do nosso estado.
No total, nesta primeira fase, 11 projetos serão beneficiados e os recursos serão oriundos de medidas compensatórias acordadas entre o MPMG e a iniciativa privada. A expectativa é que sejam investidos quase R$ 17 milhões nos projetos.

Plataforma Semente e reforma da igreja de Santo Amaro

Publicidade
_


A Igreja de Santo Amaro foi construída entre 1728 e 1739, e é um dos mais belos monumentos barrocos desta fase.
De suma importância para o município, principalmente, para o distrito de Brumal, o templo será contemplado com recursos para a sua restauração.
Durante a cerimônia de lançamento do programa Minas Para Sempre, foi anunciado o recurso de mais de 3,5 milhões de reais para a primeira fase de restauração da igreja.
Sendo assim, esse aporte será fundamental para as ações de recuperação desse importante monumento de Santa Bárbara e de Minas Gerais.


Participaram do evento as seguintes autoridades de Santa Bárbara: o Promotor de Justiça, Dr. Michel Henrique de Mesquita Costa, o prefeito, Alcemir Moreira, a vice-prefeita, Professora Dionir Rodrigues.

Além deles, o secretário de Cultura e Desenvolvimento do Turismo, Alexandre Mota, o secretário de Governo, Esportes e Ordem Pública, Rogério Cardoso, o Procurador-geral, Bráulio Lopes, e o seu adjunto Samuel Silveira , estiveram presentes.

Publicidade