Durante a manhã desta terça-feira (15), o Teatro Municipal de Mariana recebeu agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Bombeiros para o II Encontro das Mulheres da Segurança Pública de Mariana e região. O evento contou com três palestras com cerca de 30 minutos cada, e o temas abordados foram: “Inserção da Mulher na Segurança Pública”, “Participação das Mulheres em Grupamento Especializado” e “Autovalorização Feminina e Empoderamento”.
Apesar de possuírem debates e levantamentos diferentes, as conversas tiveram o mesmo objetivo: falar sobre as realidades e dificuldades que as mulheres enfrentam nos espaços de segurança pública e quais os caminhos para uma maior valorização e respeito para com essas profissionais.
A palestrante Rosieli Ribeiro, que ocupa o cargo de capitã-chefe do Cartório do 1º Comando Operacional de Bombeiros, questionou e problematizou as diferenças de tratamento entre homens e mulheres. “Existem vários fatores limitantes para a realização do nosso trabalho”, disse Roseli dando exemplos de alguns, como a exigência de um padrão de beleza a ser seguido, dúvidas sobre a capacidade das mulheres e questionamentos sociais sobre maternidade.
Rosieli também afirma, através de pesquisas e apresentações de dados, que o número de mulheres presentes na segurança pública ainda é muito pequeno. E que, por isso, se torna ainda mais necessário que todas se ajudem em ambientes ocupados majoritariamente pelos homens. “Queremos ser valorizadas e respeitadas em qualquer ambiente e profissão. Segurança pública é coisa de mulher!”, disse.
Foto: Yasmine Feital