A preservação ambiental é uma das metas da administração de São Gonçalo do Rio Abaixo e ontem, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a cidade comemora mais um passo dado para contribuir para a preservação ambiental. Foi inaugurada nesta manhã a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, primeira área reformada e revitalizada pela Prefeitura. Um momento de bênção e emoção foi promovido por missa presidida pelo pároco Francisco Neto. Um reforço para a continuidade dos trabalhos e a entrega da Estação Ambiental à população, visitantes e pesquisadores.
O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, visivelmente emocionado, relatou que a Estação de Peti é um sonho antigo e em outros mandatos, como prefeito e deputado buscou articular para a manutenção da reserva e agora, com perseverança, o sonho se concretiza. “A concessão do Parque à prefeitura é um marco para o desenvolvimento da cidade em várias vertentes como cultura, educação e turismo. Agradeço a todos que colaboraram e continuarão a colaborar para essa vitória de toda a população”, frisou.
Após a cerimônia, o prefeito Raimundo Nonato, o presidente da Câmara Municipal, Diego José Ribeiro e a secretária de Meio Ambiente Eunice Florência plantaram mudas de ipê amarelo no jardim lateral da capela. Os representantes da comunidade presentes também receberam Kit Ambiental com mudas de palmeiras e açaí, sabão ecológico e panfletos com dicas de cuidados com a água, prevenção a queimadas e informações sobre a Estação Ambiental.
Também tiveram início nesta manhã, a visita dos alunos do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra) pelas trilhas de Peti (Vinhático e Cutia) que continuarão pelos próximos dias. Os estudantes também estão empenhados em um concurso de Vídeo Educativo com tema ambiental, cujo prêmio será uma visita ao Instituto Inhotim em Brumadinho.
Nas escolas municipais, além de intervenções pedagógicas com o tema ambiental que ocorrerão durante todo o mês, as crianças receberão um Jogo Educativo da Natureza.