Minas Gerais deu um passo decisivo na consolidação de sua vocação histórica para o turismo cultural, patrimonial e sustentável com a inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, no distrito de Cachoeira do Campo, neste sábado.
Essa é a primeira unidade da segunda maior rede hoteleira de Portugal em território mineiro, o 12º resort do grupo no Brasil.
Com investimento de R$ 180 milhões, o resort gerou 120 empregos diretos e mais de 600 postos de trabalho indiretos, impactando positivamente a economia local e regional.
O empreendimento foi instalado no imóvel histórico, que abrigou o 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais (1779) e, posteriormente, o Colégio Dom Bosco.
Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), o espaço foi cuidadosamente recuperado pela rede portuguesa, especializada em integrar hospitalidade e memória.
As tratativas para a instalação começaram em 2021, durante missão oficial do Governo de Minas à BTL Lisboa. Em 2022, a interlocução com os salesianos, então proprietários do imóvel, viabilizou a apresentação do projeto a grupos hoteleiros.
“Sabíamos do potencial desse espaço e da expertise do Vila Galé em requalificar imóveis históricos. Dois meses depois, Jorge Rebelo (presidente do grupo) já estava em Minas com um pré-projeto. Hoje, temos um empreendimento que transforma a região, valorizando nosso patrimônio, gerando emprego, renda e oportunidades para o povo mineiro”, afirma a secretária-adjunta de Comunicação Social de Minas Gerais, Bárbara Botega.
Projeto

O resort conta com 311 quartos, vinhedo, haras e centro de convenções com sete salas, além de uma imensa lista de atrações que incluem dois restaurantes, dois bares, um auditório, uma capela, biblioteca, sala de jogos, spa Satsanga com piscina interior aquecida e sauna, clube infantil com parque aquático, lago, ecoturismo, tirolesa, biblioteca, plantio de azeitonas e uvas, entre outros.
Vila Galé em Brumadinho
Durante a solenidade de inauguração do Vila Galé Ouro Preto, o Governo de Minas e a rede hoteleira anunciaram a expansão do investimento do grupo no estado com a construção da sua segunda unidade no estado, na cidade de Brumadinho, município que abriga o Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
O novo hotel será instalado na Serra da Conquistinha, em área próxima ao Instituto Inhotim e à BR-381, em um terreno que será cedido pela Prefeitura de Brumadinho por meio de termo de cooperação com o grupo Vila Galé.
A expectativa é que a obra comece em 2026, com conclusão prevista para 2027, gerando 300 empregos diretos e indiretos.
Além disso, o município investirá cerca de R$ 10 milhões em infraestrutura, com a duplicação da estrada que liga Brumadinho a São José de Bicas, facilitando o acesso ao novo empreendimento e à região onde está sendo construído um novo aeroporto em Betim.
Foto: Cristiano Machado e Wiliam Gomes