Iniciadas as intervenções para retirada de entulhos diversos do Rio Itabirito

Galhadas e detritos carreados ao Rio Itabirito durante a enchente, obstruindo o leito, começaram a ser removidos.

Rio Itabirito recebeu equipamentos pesados para ter seu leito normalizado após ser "entupido" no período chuvoso.
Publicidade _

Uma importante etapa do processo de normalização da cidade depois da enchente de janeiro está em curso, após a Prefeitura de Itabirito e equipes coordenadas pelas Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da Secretaria de Obras e Serviços, dar início nesta semana aos trabalhos de retirada de galhadas de árvores e detritos de todas espécies do Rio Itabirito.
O planejamento da ação contou com o uso de drone visando à definição de pontos de interdição e recolhimento de materiais provenientes das chuvas do início deste ano depositados no curso d’água.

O material retirado será transportado para um aterro devidamente licenciado.
Os trabalhos foram iniciados no Padre Eustáquio, um dos bairros mais afetados pela enchente, e seguirão o curso do Rio Itabirito até a região do Marzagão.

Quantidade de material a ser removido é muito grande e trabalhos devem demorar, alerta a prefeitura, que pediu paciência à população.

“Estamos realizando a limpeza do nosso rio agora no período de estiagem. É necessário que a população tenha muita paciência, uma vez é um trabalho longo. Estamos trabalhando para garantir a constante melhoria na qualidade dos nossos rios“, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite.

Publicidade