Vão até 19/10 as inscrições do processo seletivo que irá selecionar estudantes para os cursos técnicos e superiores do IFMG, para turmas com início no 1º semestre letivo de 2024.
No IFMG – Campus Ouro Preto, as vagas destinam-se a cursos técnicos e superiores.
O curso técnico subsequente em joalheria (noturno) é novidade entre os cursos ofertados pelo Campus Ouro Preto nesta edição do processo seletivo.
Inscrições
A taxa de inscrição é de R$50. Candidatos que não tenham condições financeiras de arcar com este valor puderam solicitar a gratuidade da taxa até o dia 26 de setembro.
As inscrições são realizadas pela internet (CLIQUE AQUI), no site da Fundação Cefet Minas (FCM), contratada pelo IFMG para gerir este processo seletivo.
Confira as opções:
- Técnico integrado (para quem já concluiu o ensino fundamental)
Administração, Automação Industrial, Edificações, Metalurgia e Mineração - Técnico subsequente (para quem já concluiu o ensino médio)
Edificações, Joalheria, Meio Ambiente, Metalurgia, Mineração e Segurança do Trabalho - Cursos superiores (para que já concluiu o ensino médio)
Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia e Tecnologia em Conservação e Restauro
Seleção
Para ingresso nos cursos técnicos – integrado e subsequente ao Ensino Médio -, os candidatos serão avaliados por meio de uma prova presencial, a ser realizada no dia 3 de dezembro de 2023. Já a seleção dos cursos de graduação utilizará as notas obtidas pelos candidatos em uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014 a 2023). Para parte dos cursos de graduação, também haverá a opção de ingressar pela análise de desempenho escolar mais prova de redação online. As informações completas estão disponíveis nos editais editais 60/2023 (superiores) e 61/2023 (cursos técnicos).
Regras
Além de apresentarem detalhes sobre os cursos disponíveis, os editais contêm informações indispensáveis sobre a política de cotas, cronograma completo do vestibular e o conteúdo que será abordado nas avaliações. É fundamental que todos os candidatos façam a leitura atenta desses documentos. Estudantes surdos que necessitarem esclarecer dúvidas ou tratar de qualquer questão relacionada devem enviar e-mail para: vestibular@ifmg.edu.br
Lei de Cotas
Conforme a Lei nº 12.711/2012, conhecida com “Lei de Cotas”, o IFMG reserva, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham estudado exclusivamente em escolas públicas durante o Ensino Fundamental (no caso dos cursos técnicos) ou o Ensino Médio (no caso da graduação). Além disso, há a destinação de pelo menos uma vaga para pessoas com deficiência (PCD), em todos os cursos ofertados.
Existem, ainda, subdivisões nas vagas reservadas, relacionadas a renda familiar, questões étnico-raciais e deficiência. Candidatos com deficiência e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas podem se candidatar a vagas específicas, lembrando que, estas últimas, posteriormente, passarão pelo processo de heteroidentificação para confirmar o direito à vaga.
Por outro lado, se o candidato não estudou em escola pública ou prefere não se inscrever nas vagas reservadas (cotas), basta selecionar a opção “Ampla Concorrência”.