Instituto Profarte inaugura um novo espaço para a literatura em Congonhas

Lançamento será no próximo sábado, 28 de outubro, às 19h na Romaria

O Instituto Cultural Profetas em Arte reúne em publicação poesias e contos de 37 escritores congonhenses e mineiros, com sarau, venda de livros e noite de autógrafos.
Publicidade _

A coletânea Palavra Cria, é fruto de um projeto que nasceu durante a pandemia da covid-19, por meio do Edital Municipal de Chamada Pública da Lei Federal Aldir Blanc (2020).
O Concurso, que deu origem à publicação, recebeu textos de vários temas, escritos por autores de diversas idades.
No processo de seleção participou uma comissão composta por Afonso Celso Henriques, Bella Mendes, Heleniara Moura, Luísa Bahia, Thadyanara Martinelli e Wenceslau Coimbra.
Além dos textos inscritos e selecionados, o Profarte convidou autores já conhecidos, outros inéditos.
Ainda homenageou congonhenses com a publicação póstuma de seus escritos.

História com a literatura

A relação do Instituto Profarte com a literatura é antiga e vem se dando de diferentes formas.
Diversos foram os espetáculos do Grupo de Teatro Boca de Cena, atuante desde 1997, criados a partir de adaptações de poesias e contos.
Agora a realização do livro Palavra Cria possibilita, nas palavras da equipe de Gestão do Instituto, “o início do desenho da literatura congonhense, dos traços que a definem, sua pluralidade de linguagens, seus temas que convergem e se contrapõem”.
Muito além de ser uma das primeiras coletâneas com a reunião de autores da cidade, Palavra Cria evidencia a urgência da partilha de preciosos textos ainda não publicados.

Além disso, representa o incentivo à leitura e o enriquecimento da cena cultural da cidade.

O livro conta ainda com textos de apresentação de Aguinaldo Tadeu, Wenceslau Coimbra, Paulo Henrique Pereira de Lima e Thales Moura.
No evento de lançamento, os livros serão vendidos a R$39,90, com pagamento via pix.

Dentro da programação de lançamento, o Instituto realiza nos dias 26 e 27 de outubro das 19h às 22h na Romaria, a Oficina Sarau, um curso de poesia falada.

Nele, os escritores e artistas participantes, irão vivenciar dinâmicas de leitura e interpretação que farão parte do Sarau de Lançamento do Livro Palavra Cria.

A condução da oficina será da artista e educadora Luísa Bahia.

Publicidade