Itabira avança para ter Posto do Hemominas

Ação deve proporcionar redução de custos e comodidade para doadores da região, além de promover o aumento na oferta de insumos hemoderivados nas cidades vizinhas.

Termo de Cooperação para implantação de posto avançado de coleta de sangue foi assinado. Projeto sai do papel, afirma administração municipal.
Publicidade _

Nesta quarta-feira (16), Itabira deu um passo importante para a implantação de um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) na cidade, o que representa a evolução de mais uma etapa burocrática para fortalecer o suporte dos serviços de coleta de sangue no município. O documento assinado pelo prefeito Márcio Lage, será encaminhado à Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Fundação Hemominas) para dar continuidade ao processo de execução do projeto.

Do ato de assinatura participaram a secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio; a gerente executiva do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), Andréa Cabral; o vereador Marcelino Guedes e Haérica Aires Gonçalves, representante da ONG Doe Vida.

A expectativa de todos é de que com a instalação de um posto de coleta de sangue em Itabira aumente a oferta de sangue e homocomponentes, além de oferecer mais segurança e melhoria das condições para os doadores voluntários do município e das cidades próximas, que hoje precisam ir até Belo Horizonte para concretizar a doação.

“Este é um sonho antigo da comunidade de Itabira. O projeto está saindo do papel e entrando para a parte de realização. Além de todos os benefícios para a população, este é um importante passo para fazer da nossa cidade um macro polo de saúde pública na região”, disse o prefeito.

Com o futuro funcionamento do Pace em Itabira, ação dos voluntários e doadores itabiranos e da região será facilitada.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é atender 2.400 candidatos à doação de sangue e coletar 1.920 bolsas por ano, com a cooperação da Fundação Hemominas, que será responsável pelas atividades administrativas e técnico-científicas para o funcionamento do banco de sangue no município.

A secretária de Saúde, Luciana Sampaio, ” a implantação do banco de sangue é prioridade para a pasta neste momento. Com o posto de coleta estaremos atendendo uma população da nossa microrregião assistencial de saúde, de aproximadamente 500 mil pessoas. O projeto é minucioso e temos que atender todas as exigências da Hemominas para prestar um serviço com excelência”, comentou.
Com recursos garantidos para sua execução, a implantação do banco de sangue em Itabira é também uma indicação do vereador Marcelino Guedes.

Foto: Acom/PMI

Publicidade