Essa edição online do ViJazz & Blues Festival acontecerá dia 13 de março, no palco do Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. O superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, destaca que Itabira mesmo no período de enfrentamento do Covid, está entrando no circuito de grandes festivais de forma responsável. “Essa ação é um início de um projeto em que grandes festivais terão Itabira como cenário e ampliação para o fomento cultural, gerando renda e empregos pelo setor”, afirma Alcântara.
Ele explica que as parcerias não estão onerando o município e sim gerando receitas por meio do aluguel do Teatro e utilização de mãos de obra locais.
A bnda Pop Class é a primeira atração do festival. O grupo atua há mais de 10 anos no cenário musical de Viçosa e região, sempre participando de grandes eventos, com repertório eclético, passando pelo tango, Mpb, choro jazz e Pop internacional. O repertório é abrangente, incluindo, Tom Jobim, Milton Nascimento, Herbie Hancock, Astor Piazzola, entre outros.
A segunda atração é o cantor e instrumentista Joubert Costa, natural de Viçosa(MG)e destaque na região.
Caetano Brasil será a terceira atração do dia, apresentando sua música instrumental autoral, acompanhado por Guilherme Veroneze (piano), Gladston Vieira (bateria) e Adalberto Silva (contrabaixo). “Cartografias”, indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria de melhor álbum instrumental é o segundo CD do grupo.
A inventividade de Caetano Brasil, firmada no choro contemporâneo, ganha corpo na performance realizada pelo quarteto.
Para finalizar a noite de Jazz, o Teatro da FCCDA receberá um dos grandes símbolos da música mineira, Toninho Horta. Ele é guitarrista, compositor, arranjador e vencedor do Grammy Latino 2020 e mostrará sua habilidade, reconhecida mundialmente, com as seis cordas.
Participações itabiranas
Vários artistas Itabiranos irão engrandecer com musicalidade o evento. O contra baixista Saulo Carvalho tem presença garantida, assim como o guitarrista Glaucon Siqueira. As vozes ficam por conta dos cantores Jésus Henrique e Miss Garandi, além da cantautora e atriz Maria Baldaia, que fará a apresentação do evento como mestre de cerimônias. As apresentações serão ilustradas pelo trabalho visual do artista Sérgio Ramos, em que as peças são criadas ao vivo, simultaneamente aos movimentos sonoros, e projetadas no fundo do palco. Sérgio, inclusive, é quem assina a identidade artística do ViJazz, desde a criação do festival.
As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo Youtube, no canal da FCCDA e o evento seguirá todos os protocolos de segurança em relação ao Covid.
Programação:
17h às 18h – Pop Class
18h30 às 19h30- Joubert Costa
20h às 21h- Caetano Brasil
21h30- Toninho Horta