O prefeito Marco Antônio Lage se reuniu hoje (17), com os profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein que chegaram à Itabira para reforçar o combate à pandemia de Covid-19. Os especialistas conversaram com o chefe do Executivo, o vice-prefeito Marco Antônio Gomes e com a secretária municipal de Saúde, Eliana Horta, e depois seguiram para o reconhecimento das unidades de atendimento da cidade.
A equipe do hospital paulista é formada pelo médico Fábio Racy, pelas enfermeiras Flávia Welchek e Luciana Manfredini e pelo engenheiro de produção Thiago Santuzzi. Eles prestarão consultoria à Saúde Municipal a partir de uma parceria com a mineradora Vale e vão auxiliar no desenvolvimento de um plano estratégico de enfrentamento à Covid-19 neste período mais crítico da pandemia.
Após a conversa, eles seguiram para a Secretaria Municipal de Saúde, onde reuniram com as equipes que estão à frente da gestão da pandemia e a seguir, conheceram as unidades básicas de saúde. Nesta quinta-feira (18), os profissionais seguirão para os hospitais Nossa Senhora das Dores e Carlos Chagas.
“A gente chega para somar esforços, considerando tudo que já foi feito na cidade. Vamos, juntos, trazer algumas estratégias e metodologias para dessaturar o serviço de saúde e conseguir dar conta dessa demanda que está sendo cada vez maior”, afirma o médico Fábio Racy, que é ortopedista e especialista em Medicina do Desastre.
O prefeito analisou que será “ uma orientação muito importante, uma força de suma relevância que a gente recebe para vencer esta guerra. Essa equipe se junta aos nossos técnicos e traz um olhar diferenciado para a concepção do plano estratégico e do plano de ação nesta luta”, declarou.
Participação da população
O médico Fábio Racy destacou a importância da participação da população para o êxito das medidas de combate ao coronavírus. Segundo ele, qualquer ação será prejudicada se os itabiranos não comprarem a ideia de que é necessário união para vencer o atual momento.