Itabira finaliza Plano Municipal pela Primeira Infância e sai na frente de mais de 97% das cidades mineiras

A apresentação do Plano Municipal pela Primeira Infância foi realizada em atividade da 1ª Semana do Bebê

Itabira finaliza Plano Municipal pela Primeira Infância e sai na frente de mais de 97% das cidades mineiras
ENTREGA DO PLANO MUNICIPAL DE 1ª INFANCIA - foto- Filipe Augusto
Publicidade _

Após um árduo trabalho de dois anos, Itabira orgulhosamente apresenta seu Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

Fruto de uma construção coletiva entre as secretarias municipais e um comitê intersetorial envolvendo diversos setores, incluindo o Poder Legislativo, Judiciário e a sociedade civil, o plano é um importante instrumento político e técnico.

Ele visa estabelecer metas e diretrizes para garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos no âmbito do município, em conformidade com o Marco Legal da Primeira Infância.

Entre os 853 municípios de Minas Gerais, apenas dois haviam elaborado e aprovado um plano semelhante, até agora. Em Itabira, o PMPI foi concluído e aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, seguindo agora para apreciação na Câmara Municipal.

A apresentação do plano durante a 1ª Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura de Itabira, foi um marco importante para a comunidade escolar e toda a população.

O documento contém orientações essenciais para decisões, investimentos e ações voltadas para a proteção e promoção dos direitos das crianças na primeira infância.

Todo o processo de elaboração foi democrático e participativo, incluindo a escuta ativa de crianças de diferentes realidades em Itabira.

O prefeito Marco Antônio Lage ressaltou a importância do compromisso da gestão em garantir os direitos básicos de toda a população, especialmente das crianças.

Já a secretária de Educação, Laura Souza, destacou a relevância da participação de todas as secretarias no desenvolvimento do PMPI, enfatizando a importância da união de esforços para construir um futuro melhor e mais igualitário para todos em Itabira.

Publicidade