
A Prefeitura de Itabira continua se empenhando para oferecer auxílio à vizinha Santa Maria, após a calamidade que atingiu a cidade no final de semana. Nesta segunda-feira (22), uma equipe formada por nove psicólogos e assistentes sociais da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) foi enviada para contribuir no levantamento dos itens que a população local necessita. Uma equipe do Samu foi mantida em Santa Maria de Itabira para auxiliar no socorro às vítimas.
Servidores municipais e voluntários itabiranos trabalham desde domingo (21) na sede do Corpo de Bombeiros para recebimento e triagem das doações. Caminhonetes e caminhões com água, alimentos, roupas, materiais de limpeza e higiene pessoal seguiram para a cidade nesta segunda-feira. Ainda no domingo, uma remessa de itens arrecadados já havia sido encaminhada, além de carros-pipas com água potável.
“É empolgante essa forma humanitária que as pessoas estão trabalhando. Conseguimos contagiar toda a população itabirana que também tem suas dificuldades e está compartilhando e se voluntariando neste momento”, comentou a responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Nilma Maria Macieira de Castro.
Reunião com prefeito e secretários

Marco Antônio Lage narrou a mobilização ráida que permitiu enviar maquinários e mão de obra e sobre a solidariedade da população itabirana ao oferecer donativos aos atingidos pelas chuvas e trabalhando de forma voluntária na triagem e transporte dos materiais. “Estive com o prefeito de Santa Maria de Itabira ontem e ele se emocionou pelo apoio oferecido por Itabira. Eles ainda precisam de muita ajuda”, ressaltou.
O prefeito também enfatizou a importância de existir um sistema de Defesa Civil em Itabira, pela vulnerabilidade quanto à topografia e às barragens que circundam o município. “A Defesa Civil não é uma pessoa ou um órgão, é um sistema. Quando eventualmente acontece um desastre na cidade, temos que envolver todas as secretarias”, afirmou, acrescentando que é necessário fazer um mapeamento das áreas de risco existentes em Itabira e elaborar projetos para prevenir problemas causados pelas chuvas ou outros fatores.
Doações

No momento, as doações solicitadas com maior urgência são: água mineral em galões ou garrafas, colchões em bom estado de conservação, itens de higiene pessoal (escovas e cremes dentais, sabonetes, shampoos, fraldas infantis e geriátricas, pomadas para assaduras, absorventes), roupas de cama e de banho, embalagens de marmitex, vassouras e rodos. As doações podem ser entregues até as 17h na rua São Paulo, 377, bairro Amazonas.
As pessoas também podem contribuir como voluntárias na triagem dos donativos recebidos.
Fotos: Defesa Civil e PMI