Itabira terá um moderno centro de radioterapia e oferecerá tratamento completo contra o câncer pelo SUS no município, depois que o Ministério da Saúde, confirmou investimentos na área.
A novidade foi anunciada durante reunião entre o prefeito Marco Antônio Lage, o coordenador Geral de Planejamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Thiago Rodrigues Santos, e o provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Márcio Antônio Labruna.
O secretário Thiago Rodrigues informou que foi dada autorização para elaboração do projeto arquitetônico do centro de radioterapia. Este projeto terá de passar por aprovação da Vigilância Sanitária e da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Depois disso, será feito o termo de referência para publicar o edital na modalidade de regime diferenciado de contratação e, finalmente, iniciar a construção do bunker e a instalação do acelerador linear.
Atualmente, o HNSD já oferece a quimioterapia e a cirurgia oncológica. Com a radioterapia, o hospital terá um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). A estimativa é de que Itabira seja referência para uma região de até 500 mil habitantes.
“ É um conforto para tantos itabiranos que hoje precisam pegar a estrada diariamente e ir até Belo Horizonte para fazer a radioterapia. Muito em breve todos poderão fazer o tratamento perto de casa, o que, certamente, contribuirá para o sucesso desse tratamento”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.
Já o provedor do HNSD, Márcio Labruna, lembrou que a confirmação da radioterapia “é apenas o primeiro de vários projetos que serão desenvolvidos no sentido de tornar Itabira referência em Saúde”.
O bunker da radioterapia será construído na área externa do HNSD, onde atualmente há um galpão usado como auditório do hospital. A área tem cerca de 1,6 mil metros quadrados.