Itabira oferecerá tratamento oncológico completo com novo Centro de Radioterapia

Publicidade _

Itabira terá um moderno centro de radioterapia e oferecerá tratamento completo contra o câncer pelo SUS no município, depois que o Ministério da Saúde, confirmou investimentos na área.

Obras devem começar em dezembro deste ano, no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), com previsão de entrega em 14 meses. Dez milhões de reais do MS serão utilizados para implantar o serviço.

A novidade foi anunciada durante reunião entre o prefeito Marco Antônio Lage, o coordenador Geral de Planejamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Thiago Rodrigues Santos, e o provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Márcio Antônio Labruna.

O secretário Thiago Rodrigues informou que foi dada autorização para elaboração do projeto arquitetônico do centro de radioterapia. Este projeto terá de passar por aprovação da Vigilância Sanitária e da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Depois disso, será feito o termo de referência para publicar o edital na modalidade de regime diferenciado de contratação e, finalmente, iniciar a construção do bunker e a instalação do acelerador linear.

Atualmente, o HNSD já oferece a quimioterapia e a cirurgia oncológica. Com a radioterapia, o hospital terá um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). A estimativa é de que Itabira seja referência para uma região de até 500 mil habitantes.

“ É um conforto para tantos itabiranos que hoje precisam pegar a estrada diariamente e ir até Belo Horizonte para fazer a radioterapia. Muito em breve todos poderão fazer o tratamento perto de casa, o que, certamente, contribuirá para o sucesso desse tratamento”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.

Já o provedor do HNSD, Márcio Labruna, lembrou que a confirmação da radioterapia “é apenas o primeiro de vários projetos que serão desenvolvidos no sentido de tornar Itabira referência em Saúde”.

O bunker da radioterapia será construído na área externa do HNSD, onde atualmente há um galpão usado como auditório do hospital. A área tem cerca de 1,6 mil metros quadrados.

Publicidade