Início Cidades Itabira Itabira recebe “Selo Cidade Amiga do Audiovisual”

Itabira recebe “Selo Cidade Amiga do Audiovisual”

Encontro no Palácio das Artes, em BH, premia ações de cidades nas artes audiovisuais.

Com participação gratuita, o evento reúne gestores das cadeias produtivas de cultura e do turismo de todo o estado e é aberto ao público.

Itabira recebe, nesta terça-feira (28), no Palácio das Artes, o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual”. A cerimônia será realizada às 14h, durante o 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos.
A ação é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Empresa Mineira de Comunicação (EMC).

O projeto “Cidade de Cinema” teve início com o cadastro de representantes dos municípios interessados em se qualificar e integrar a Minas Film Commission (MFC) e contou com a participação das 12 mesorregiões de Minas Gerais.
Ele tem como objetivo apoiar as produções audiovisuais mineiras e consolidar o estado como um importante destino cinematográfico.


Capacitação

Com três módulos e mais de 60 horas de aulas, o curso preparou gestores municipais para trabalhar com as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual em âmbito estadual, nacional e internacional.
A capacitação também tratou dos benefícios e impactos econômicos que as locações propiciam, fortalecendo o turismo cinematográfico.

Por Itabira, participaram da formação representantes do Conselho Municipal de Cultura e servidores da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), que poderão ser propagadores dessa capacitação no município.
Para o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, o reconhecimento de Itabira como “Cidade Amiga do Audiovisual” vem ao encontro do trabalho desenvolvido no município.

Segundo ele, a premiação demonstra que Itabira é uma cidade de cultura ampla e que abraça todas vertentes.


Ele destacou editais editais como o Cultura Todo Dia e o Mostras e Festivais que destinam boa parte da verba para produtores de audiovisual; além do próprio Festival de Inverno que tem recursos e espaço para esses produtores.
Alcântara lembrou da criação do Núcleo de Audiovisual e Laboratório de Mídias da FCCDA, com editais para que produtores itabiranos tenham as ferramentas necessárias. Para ele, o resgate de todo o acervo da TV Cultura de Itabira, que estava se perdendo, foi importante.

O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Ele acontece entre os dias 28 e 30 de março, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Foto: Sebrae e Acom/PMI

Sair da versão mobile