Itabira sedia neste final de semana, 18 e 19 de março, a 1° Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo 2023. Ao todo, 683 atletas representarão os mais de 10 municípios mineiros que estarão na disputa.
A Copa Itabira de Taekwondo contará com a participação de 113 atletas representando a cidade. No dia 17, sexta-feira, as delegações desembarcam em solos itabiranos e toda a mobilização para o campeonato terá início.
O evento é uma realização da Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG) por meio da Associação Crianças do Amanhã e apoio da Prefeitura de Itabira.
Seleção
De acordo com o atleta de alto rendimento, arbitro estadual e representante da Associação Crianças do Amanhã, Welton Herick de Pinho, a iniciativa tem como objetivo selecionar atletas da modalidade para disputar os campeonatos nacionais, além de incluir aqueles que estão em fase de iniciação.
“Trabalhamos junto à Federação para a inclusão, interação, socialização e iniciação dos praticantes de Taekwondo”.
Ele acrescentou que uma das missões é dar condições, inclusive para crianças com idade acima de 4 anos em formato especial, que não permite chute na cabeça, por exemplo”, destacou Welton Pinho.
Disputa e oportunidade
Serão disputadas as categorias Kyeorugi (luta), Poomsae e Kyeopa (Demonstrações de Quebramento), tanto Fraldinha, Mirim, Infantil, Cadete, Juvenil quanto Adulto.
Para a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda, acolher um evento esportivo dessa magnitude é muito importante para Itabira, uma vez que a cidade é referência na modalidade.
“É uma oportunidade para que o município continue com a sua vocação de promover e fomentar o esporte e lazer, seja para o nível competitivo seja pela qualidade de vida saudável e ativa.
Segundo ela, a disputa será uma grande momento para trocar experiências e resultados.
Durante o evento também será realizada a entrega da premiação Melhores do Ano e as equipes campeãs em 2022.
As outras duas etapas do mineiro de Taekwondo acontecerão em Mariana e Igarapé.
Confira a programação:
Foto: CTE/UFMG