A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira, dia 6 de dezembro, a implantação do Programa Aprendizagem Criativa. O projeto é uma parceria entre Prefeitura, mineradora Vale e Faber Castell.
O Programa Aprendizagem Criativa proporciona a professores e alunos estratégias de estímulo a inovação, criatividade, resolução de problemas e diversão por meio do uso de um ensino colorido, criativo e sem padrões preestabelecidos.
A implantação do projeto contou com a participação de servidores da Educação que atuam nas escolas municipais rurais. A capacitação abrangeu atividades práticas com foco em dinâmicas e apresentação de toda estrutura do projeto.
Escolas e alunos beneficiados
A expectativa é de que o programa seja executado em Itabirito durante três anos. As escolas selecionadas para participarem do projeto foram Escola Municipal Laura Queiroz, Antônio Toledo Sobrinho – Marzagão, Padre Antônio Candido – São Gonçalo do Bação, e a escola de Ribeiro do Eixo.
São 330 alunos do ensino fundamental 1, além de alunos do 1°, 2° e 3° anos da escola Laura Queiroz beneficiados. As oficinas criativas serão custeadas com material fornecido pela Faber Castell.
Iniciação do programa
Com os professores capacitados, o programa seguirá os próximos passos para iniciação nas escolas. Os servidores capacitados irão replicar o aprendizado e a expectativa é de que no 1° semestre levito de 2022 os alunos já sejam introduzidos as oficinas.
“Essa semente plantada em parceria com a Vale e a Faber Castell deixará um legado para o município. Com nossos servidores capacitados o programa se multiplicará, chegando a mais pessoas da comunidade escolar”, destaca a secretária de Educação, Iracema Mapa.