A Prefeitura de Itabirito instituiu neste mês programas para garantir o acesso dos produtores rurais a serviços da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
As medidas, apresentadas por meio das Leis Municipais nº 3.560/2021 e nº 3.561/2021, contemplam o programa de controle e erradicação da brucelose bovina e o programa de distribuição de mudas.
Os serviços, que já eram disponibilizados pela Prefeitura de forma gratuita para os produtores rurais, agora serão realizados de forma permanente e garantidos por meio da aplicação das leis.
Controle da brucelose
O programa de erradicação da brucelose bovina tem como objetivo a redução do impacto negativo da doença na saúde humana e animal.
“A vacinação também gera movimentação da economia no município, uma vez que o animal doente, além do risco de contaminação, tem queda na produtividade de carne, leite e bezerros. A aplicação de vacinas sem custos para os produtores é a principal e menos onerosa solução”, destaca o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rainer Cardoso.
Doação de mudas
A Prefeitura ampliará a distribuição de mudas, contemplando espécies nativas, frutíferas, exóticas, ornamentais, capins, cana-de-açúcar, hortaliças e outras. O programa de doação de mudas visa estimular a preservação ambiental, a diversificação econômica e o desenvolvimento do setor agrícola.