O município de Itabirito investiu na aquisição de dois equipamentos de laser para tratamento odontológico especializado de pacientes pós-Covid-19 e outras doenças bucais.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos federais pelo valor total de R$ 7.266,50 e estão sendo utilizados no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO para recuperação do paladar de pacientes que foram infectados.
O laser também poderá ser utilizado pelos fonoaudiólogos da rede municipal de saúde para recuperação da deglutição de pacientes infectados com o vírus e que precisaram ser intubados por longo período.
Acesso ao tratamento

O paciente que tenha sido diagnosticado com Covid-19 e apresente queixas de falta de paladar após 21 dias de confirmação da doença e dificuldade de engolir devido à intubação deve procurar a UBS de referência para que a situação seja avaliada e encaminhada ao Centro de Especialidades Odontológicas.
Outros procedimentos
O laser auxiliará também no tratamento de pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço que apresentarem mucosite oral, bem como de outras patologias bucais, como herpes, aftas, cândida oral e parestesias. Anteriormente, alguns desses tratamentos eram realizados na Santa Casa, em Belo Horizonte, ou de forma particular.