Itabirito realizou evento para exaltar a cultura e a arte periféricas

Foi durante o 1° Festival de Arte Urbana

Centro da cidade foi transformado em grande palco de arte e cultura, principalmente para os jovens.
Publicidade _

Para promver a cultura e a arte urbanas, Itabirito realizou sábado (30/09), o 1° Festival de Arte Urbana do município.
A programação do evento, no Complexo Turístico da Estação, contou com basquete, skate, break dance, oficina de passinho, batalha de MC’s e shows com “Lá da Favelinha” e “Doka, o otimista”.

“O Festival conseguiu trazer as periferias para a cidade, transformando o Centro de Itabirito em um grande espaço de arte e cultura, destacou o criador do Centro Cultural Lá da Fevelinha, Kdu dos Anjos.

Para ele, esse movimento dos jovens, com respeito, atitude e profissionalismo é um legado para os próximos eventos desse porte.

Publicidade
_

Além da programação na Praça, o Festival contemplou os murais espalhados por espaços públicos de Itabirito.
No Complexo Turístico da Estação, sede do Sine e antiga quadra do Cemi – parte da história do município foi contada por meio de pinturas de monumentos históricos e da população local.

“A realização da primeira edição nos trouxe a certeza de que a arte urbana é rica e cheia de horizontes”, disse a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo.
De acordo com ela, os artistas precisam desse espaço para dar visibilidade às criações. Com isso, ganham os artistas e ganha a cidade, ressaltou.
Ela analisa que do muralismo à oficina de passinhos, passando pela batalha de MC’s e break, todos se destacaram de forma única e essencial para o segmento.

Publicidade