João Monlevade: Ações contra fome mobilizam prefeitura, voluntários e entidades

Entidades civis e prefeitura se unem para ações de combate a fome em momento de epidemia. imagem; unespciência
Publicidade _

Em reunião realizada nesta quinta-feira (8), a secretária de Assistência Social de João Monlevade, Marinete Morais, juntamente com representantes de organizações da sociedade civil e voluntários, se reuniram virtualmente para definir estratégias contra a fome na cidade, fortemente impactada pela pandemia, com vários setores atingidos, principalmente as pessoas em vulnerabilidade social, o que demanda ação rápida no atendimento.

A intervenção coletiva tem como objetivo o fortalecimento das ações solidárias, principalmente de arrecadação e doações de alimentos, que devem chegar rápido aos mais vulneráveis.
Para isso, uma das propostas é unificar o cadastro das famílias que recebem cestas básicas no município, para que não haja duplicidade de nomes de pessoas atendidas e dessa forma, todos possam ser beneficiados.

Todas as ações serão realizadas no coletivo com as organizações da sociedade civil e demais voluntários que nos próximos dias irão definir grupos de trabalho, locais de arrecadação de alimentos e também a divulgação na mídia.

Para Marinete, o maior desafio é que nenhuma família passe fome no município. Ela destaca que o grande legado da cidade é a solidariedade da população e das diversas organizações que neste momento dão apoio para conter a fome de diversas famílias monlevadenses.

Participaram deste primeiro encontro representantes das seguintes organizações da sociedade civil: Sociedade São Vicente de Paulo, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São Luis Maria de Montfort, Lions Centro, Rotary Clube, Grupo Espírita Fratelli, Conselho São Bento, Projeto Vida Nova, Associação Maria Efigênia (Ame), representantes dos Conselhos Municipais de Saúde e de Assistência, bem como grupos como “Quentinhas do Bem”, “Doando por Amor” e demais voluntários.

Publicidade