João Monlevade colherá frutos com a duplicação da BR-381/262

Prefeito participa do edital de concessão das obras que beneficiam a região. Elas devem durar 10 anos para ser completamente realizadas em todo o trecho.

Trecho urbano da BR-381 é longo, tortuoso e perigoso, em João Monlevade.
Publicidade _

O prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro, esteve em  Brasília, nesta quarta-feira (1º), acompanhando o anúncio da concessão pública da BR-381/262, trecho de Minas Gerais ao Espírito Santo, que deve garantir a duplicação da rodovia por meio da iniciativa privada.

O leilão está marcado para ocorrer no dia 25 de novembro, em São Paulo. O contrato terá duração de 30 anos, prorrogável por mais cinco.

O projeto consiste na concessão de 686 quilômetros, bem como na exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias. O trecho que será concedido se inicia na BR-381, em Belo Horizonte, até o entroncamento da BR-101, em Viana (ES).

A previsão é de investimentos em torno de R$ 7,37 bilhões e custos de operação em torno de R$ 6 bilhões. Entre as principais obras estão 402 quilômetros de duplicação, 228 km de faixas adicionais, 131 km de vias marginais, 40 passarelas e o contorno de Manhuaçu. 

Foto: Pedro Gontijo/Agência Senado

O evento teve a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco,  do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, dos senadores mineiros Antônio Anastasia e Carlos Viana, do capixaba Fabiano Contarato, além do governador Romeu Zema e  vários deputados estaduais e federais de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Laércio considera a concessão um momento muito importante para Minas Gerais e para João Monlevade, município que será diretamente beneficiado com a duplicação.

Foto capa: Mundo dos Inconfidentes


Publicidade