A equipe da Secretária de Saúde de João Monlevade começa a vacinação contra Gripe (Influenza) na próxima segunda-feira (3). A campanha terá início em todo o território nacional no dia 10 de abril. Em Minas o calendário foi antecipado.
O imunizante estará disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município, exceto nas UBSs José Elói e Rosário.
Na UBS Nova Esperança a imunização será somente nas segundas-feiras de 8h as 11h e de 13h as 15h.
Ficou definido que o horário de vacinação será de 7h30 as 11h e de 13h as 17h de segunda a sexta-feira nas demais unidades, menos na UBS Novo Cruzeiro onde a aplicação ocorrerá de 8h30 as 11h e de 13h as 15h.
Poderão vacinar contra a influenza os seguintes grupos prioritários
· Idosos com 60 anos ou mais
· Trabalhadores da Saúde
· Crianças de 6 meses a menos de 6 anos
· Gestantes
· Povos indígenas
· Professores
· Pessoas com comorbidades
· Pessoas com deficiência permanente
· Caminhoneiros
· Trabalhadores do transporte coletivo
· Trabalhadores Portuários
· Forças de segurança e salvamento
· Forças Armadas
· Funcionários do sistema de privação de liberdade
· População privada de liberdade com mais de 18 anos
· Adolescentes e Jovens em medidas socioeducativas
Trabalhadores dos diversos grupos deverão comprovar o exercício da função. Pessoas com comorbidades deverão apresentar cópia de documento que comprove a comorbidade.
Locais de vacinação bivalente contra Covid-19 são ampliados
Em outra medida, a Prefeitura ampliou o número de unidades básicas de saúde (UBSs) que aplicam a vacina bivalente contra a Covid-19.
Assim, a partir de segunda-feira (3), o imunizante estará disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município, exceto, nas UBSs José Elói e Rosário.
Com calendário mais restrito, a UBS Nova Esperança oferecerá a imunização somente nas segundas-feiras de 8h as 11h e de 13h as 15h.
Nas demais unidades a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira de 7h30 as 11h e de 13h as 17h, menos na UBS Novo Cruzeiro onde a aplicação ocorrerá de 8h30 as 11h e de 13h as 15h.
Para a vacinação é preciso apresentar o CPF, documento com foto e cartão de vacina. No caso de imunocomprometidos é preciso também uma cópia de exame ou laudo médico que comprove a imunossupressão.
Quanto às grávidas é necessário a apresentação do cartão da gestante ou exame de gravidez. Já os trabalhadores da saúde devem apresentar contracheque ou declaração do empregador ou de serviço.
Grupo prioritário
- Idosos a partir de 60 anos
- Imunocomprometidos a partir de 12 anos
- Gestantes e puérperas
- Abrigados e trabalhadores de instituições de longa permanência
- População das comunidades indígenas e quilombolas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos
- População privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade