João Monlevade faz mutirão de limpeza no Areão

Funcionários do Parque Ecológico e da Secretaria de Obras retiraram oito caminhões de lixo somente na parte fechada do local, durante a operação de limpeza.
Publicidade _

Um mutirão de limpeza foi realizado neste sábado (27), no Parque do Areão, quando funcionários do local e da Secretaria de Obras participaram do trabalho que teve início às 7h, se estendendo até as 15h.

A limpeza foi concentrada apenas na área fechada do parque de onde foram retirados oito caminhões de entulho com os mais diversos tipos de materiais – colchões, sofás, restos de móveis, televisores, muito lixo doméstico e todo tipo de sucatas de provenientes de residências.

Uma parte do entulho foi incorporado ao terreno – como resto de construção, devido a dificuldade de retirá-los.
Para o prefeito, o Areão é uma das obras prioritárias de seu governo devido a importância do Parque para a vida da cidade. João Monlevade não conta hoje com nenhum espaço voltado ao lazer da população.
Obras no Areão

Publicidade
_

Em sua primeira gestão, 1997 – 2000, Dr. Laércio promoveu uma série de intervenções no Areão, objetivando transformá-lo no espaço de lazer e educação ambiental da cidade.

Entretanto, o local ficou totalmente abandonado de 2001 a 2009, quando o então prefeito Gustavo Prandini assumiu e iniciou uma série de intervenções no parque, investindo cerca de R$ 1 milhão – em pavimentação, iluminação, reforma da Casa do Numear, do Espelho D´Água e revitalização de parte do espaço, que, após 2012, permaneceu abandonado mais uma vez até o momento, exceto utilizado para grandes eventos, fato que desagradava grande parte da população.

O local também virou ponto de bota fora com muitos usando o lugar para descarte ilegal de lixo. Foto: Acom/pmj

Para o vereador Belmar Diniz, a revitalização do Parque do Areão é mais que uma obra que a cidade merece. Segundo ele, se trata de um sonho, já que foi seu pai, o ex-prefeito Leonardo Diniz, que deu início a tudo com a revitalização do local que, na época, era sinônimo de transtorno para todo entorno do espaço e para o centro de Carneirinhos.

Próximas etapas

Após a limpeza bruta, o parque passará por uma limpeza mais refinada – com podas, roçada e limpeza de trilhas, restauração das áreas degradadas, recuperação de nascentes além da reconstituição de toda rede elétrica do local – quando será recuperada a iluminação das vias que são utilizadas pela população.

A recuperação da “Casa do Numear” também é prioridade, onde a mesma será utilizada como base para os demais trabalhos a serem realizados.

Após concluída a limpeza e revitalização de espaços na parte inferior do parque, os trabalhos se voltaram à parte superior com regulação do uso das vias que ligam os bairros Satélites e Lourdes.

Fotos: Dindão Acom/PMJM

Publicidade