Nesta quinta-feira (9), a Prefeitura de João Monlevade lançou mais uma funcionalidade do aplicativo Conecta Monlevade. Agora, para mais comodidade da população, está disponível online os serviços de marcação de exames e consultas com especialistas. A inovação passa a valer a partir desta sexta-feira (10).
O lançamento do serviço ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a presença de autoridades, vereadores, servidores municipais e convidados. Durante o evento, a secretária de Saúde, Raquel Drummond, ressaltou que os agendamentos estão inseridos em projeto piloto de informatização dos serviços e que a marcação presencial continua sendo feita conforme é hoje. “Estamos caminhando para estender a tecnologia para as demais consultas”. Para auxiliar a população, a secretária pontuou que profissionais da saúde que atuam nas unidades municipais estarão a postos para explicar e auxiliar no manuseio do aplicativo.
O presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Maciel (Podemos), enalteceu a iniciativa da administração municipal em desburocratizar os serviços públicos. “É um benefício para todo cidadão, que não precisa se deslocar para a marcação dos exames e consultas”, falou.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), foi categórico ao apontar a importância da implantação das marcações online. “O agendamento mostra que a saúde é sim a prioridade da nossa administração. É um serviço moderno e transparente. Com planejamento, estamos investindo cada vez mais na saúde de nossa cidade”, disse.
Finalizando, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro, reforçou que os agendamentos online colocam o município no hall das Cidades Inteligentes. “Esse é o caminho. Estamos avançando na área tecnológica, cuidando das pessoas e com a participação de todos”, pontuou o prefeito ao se referir à colaboração de várias secretarias e entidades na implantação dos serviços digitais pelo aplicativo.
População pede modernização na marcação de consultas
Os trabalhos também foram pautados na consulta pública realizada no mês de maio para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023, quando apurado que 62,5% dos participantes sugeriram a modernização do sistema de marcação de consultas e exames. “Estamos oferecendo mais conforto e comodidade aos cidadãos, evitando assim formação de filas nas unidades”, destacou o agente de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Thiago Henrique dos Santos.
Mais investimentos
Ainda durante o lançamento da nova ferramenta do aplicativo Conecta Monlevade, a administração municipal anunciou mais investimentos na saúde. As ações estão em andamento e devem ser finalizadas ainda neste ano. São elas: projeto executivo para construção da UBS Carneirinhos, compra de novo equipamento digital de raio-x e ultrassonografia para atender o serviço municipal de diagnóstico, entrega do novo Posto de Saúde do Novo Cruzeiro, informatização da saúde através da aquisição de 30 computadores e software de gestão e ainda avanço na disponibilização de mais agendamentos e serviços online.
Como utilizar o serviço?
O Conecta Monlevade está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iPhone. Para ter o aplicativo no seu aparelho móvel, é necessário acessar a loja de aplicativos do seu celular – App Store ou Google Play – e pesquisar “Conecta Monlevade”. Após clicar em baixar, é preciso criar seu cadastro em “Registrar” e fazer o login.
Ao entrar no aplicativo, é preciso verificar se está na página inicial denominada Serviços. Depois, busque o ícone “Solicitação de Serviços” e selecione a opção “Marcação de Consultas Médicas” ou “Marcação de Exames Médicos”. É necessário preencher as informações e anexos para conseguir salvar seu agendamento.
Presenças
O evento contou com a presença dos vereadores Revetrie Teixeira (presidente da Comissão de Saúde da Câmara -MDB), Lieberth Oliveira Silva e Fernando Linhares (ambos da União Brasil), Belmar Diniz (líder do prefeito na Câmara -PT), Bruno Cabeção (Avante) e Marco Zalém Rita “Doró da Saúde” (PSD).
Também estiveram presentes o provedor do Hospital Margarida, José Alberto Grijó; o gerente executivo da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), Iarley Quintão, o presidente da Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade (Acinpode), Elias Gonçalves, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fabíola Heberth.
Também esteve presente a secretária municipal adjunta de Saúde, Simone Borba, a coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio; o procurador jurídico do município, Hugo Lázaro Marques; o secretário de Administração, Gilberto Barcelos; o assessor de governo, Gentil Bicalho; o chefe de gabinete, Geraldo Giovani Silva; e as responsáveis pelo Setor de Marcação de Consultas e Especialidades Neusa Maria Lima (Neusinha), Luana de Oliveira Santos e Renata Motta Silva.
Foto: Ernane Motta/AcomPMJM