João Monlevade promove Conferência Municipal do Meio Ambiente

Mudanças climáticas

Encontro vai discutir propostas voltadas para a mitigação e enfrentamento da emergência climática e suas consequências para a população e município.
Publicidade _

No próximo dia 13 de dezembro, a cidade de João Monlevade vai sediar a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, um marco para o município na luta contra os desafios das mudanças climáticas.
O evento será das 8h às 17h, no Numear – Parque do Areão, e integra a mobilização nacional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
A conferência tem como objetivo principal fomentar a participação cidadã na elaboração de propostas voltadas à mitigação dos efeitos climáticos e eleger representantes locais para a etapa estadual.

A abertura oficial do evento está agendada para as 8h30, quando o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, fará apresentação dos objetivos da conferência, a dinâmica das atividades, e abordará o Plano de Ação Climática de João Monlevade.
O plano, criado em parceria com a equipe ClimAtiva e o Grupo Gestor municipal, será apresentado por Ingrid Stephanie Morais, destacando as etapas de desenvolvimento, ações definidas e a próxima audiência pública para sua validação.

Às 9h30 está prevista palestra sobre os impactos do aquecimento global no município, com o jornalista e ambientalista Geraldo Magela Gonçalves (Dindão).
Em seguida, dinâmicas interativas aprofundarão discussões sobre mitigação e adaptação a desastres climáticos.
A partir das 13h, outros três eixos estratégicos serão debatidos: justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O evento será finalizado com a formação de grupos de trabalho temáticos, a leitura e priorização de até dez propostas (duas por eixo) e a eleição dos delegados que representarão João Monlevade nas etapas estadual e nacional.

Importância da mobilização local e benefícios

A conferência destaca a importância do engajamento local no combate às mudanças climáticas, oferecendo benefícios como capacitação em gestão ambiental, fortalecimento da governança e integração de diferentes setores da sociedade.
Além disso, permite que os municípios influenciem políticas estaduais e nacionais, promovendo soluções sustentáveis e adaptadas às necessidades locais.
“A Conferência Municipal do Meio Ambiente é uma oportunidade única para unirmos forças e construirmos um futuro sustentável. Com o envolvimento de gestores, técnicos e a comunidade, podemos criar políticas públicas mais eficazes e inovadoras, além de levar as demandas e soluções locais para influenciar decisões em níveis estadual e nacional. É o momento de agir localmente para enfrentar desafios globais”, pontuou o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos.