João Monlevade retoma aplicação da segunda dose de vacinas contra coronavírus

Vacinação continua, mas idosos da faixa de 65 anos terão de esperar nova remessa do imunizante. Governador Romeu Zema parece não ter pressa, mesmo com mais de 1 milhão de infectados e quase 25 mil mineiros mortos. No estado, apenas 600 mil pessoas receberam a segunda dose. Foto: mundodosinconfidentes
Publicidade _

A Secretaria de Saúde de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde (Visa), retoma nesta quarta-feira (7) a aplicação da segunda dose de vacinas contra o coronavírus. O município recebeu do Governo Estadual 4.430 vacinas para aplicação da segunda dose e para primeira dose entre as forças de segurança e salvamento. A aplicação da primeira dose entre as forças de segurança é uma determinação do Governo do Estado.

Com a chegada dos imunizantes, João Monlevade aplicará a segunda dose entre idosos de 79 e 80 anos e trabalhadores da saúde na quarta-feira (7), na quinta-feira (8) e na sexta-feira (9). Os trabalhadores da saúde devem procurar o Centro de Saúde Padre Hildebrando no bairro Vila Tanque, no horário de 7h30 às 11h, e das 13h às 16h30.

Nos dias 7 e 8 a vacinação dos idosos ocorrerá das 8h às 16h na Igreja Sagrado Coração de Jesus (sistema Drive Thru – veículo); na Policlínica – Antigo PA (sistema Drive Thru – Veículo), e no Centro Educacional (sistema tradicional – a pé). Também haverá vacinação nestes mesmos dias no Centro de Saúde do bairro Novo Cruzeiro, porém das 7h30 às 12h.

-

No dia 9, a vacinação dos idosos será apenas em dois locais das 8h às 16h. Na Policlínica (Sistema Drive – Thru) e no Centro Educacional (sistema tradicional – a pé). Idosos com mais de 70 anos que ainda não se vacinaram, poderão procurar os postos de vacinação na sexta-feira.

Segunda dose entre idosos de 66 a 78 anos

Para aplicação da segunda dose entre os idosos de 66 a 78, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu o seguinte calendário: 78 anos –  20 de abril; 77 e 76 anos –  22 de abril; 75 anos – 23 de abril; 70 a 74 anos 24 de abril; 68 e 69 anos – 27 de abril; 67 e 66 anos – 28 de abril. Os locais e horários de vacinação serão divulgados em breve pela Prefeitura.

Insistência do governador Zema em negligenciar a vacinação em massa, impediu a compra e o acesso rápido da população ao imunizante. Falta de vacinas provocou a suspensão do início da proteção aos idosos com idade de 65 a 69 anos.

A Vigilância em Saúde (Visa) informou que aguarda o Governo Federal enviar mais vacinas para a aplicação da primeira dose entre os idosos de 65 a 69 anos, para dar sequência na vacinação deste grupo. Até a chegada de novas remessas, a aplicação da primeira dose para esta faixa etária continua suspensa.

Publicidade