Jogos Escolares: estudantes-atletas de Itabirito se preparam para etapa regional da competição

Jogos Escolares: estudantes-atletas de Itabirito se preparam para etapa regional da competição
Publicidade _

Os estudantes-atletas das escolas municipais e estaduais de Itabirito estão se preparando para a etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Após se destacarem na etapa microrregional, sediada em Itabirito, os alunos conquistaram classificações nos módulos I (de 12 a 14 anos) e no II (de 15 a 17 anos) e vão representar a Região dos Inconfidentes na competição. A etapa regional do Jemg ocorrerá em Nova Serrana, entre os dias 3 e 9 de julho.

O sucesso é fruto do trabalho realizado pelos professores de Educação Física das escolas municipais. Além da carga horária regular, os profissionais desenvolveram projetos complementares que fizeram a diferença nos resultados das competições esportivas. A combinação entre treinamento adequado, habilidades técnicas e apoio emocional tem impulsionado os alunos a alcançar excelentes desempenhos.

“O esporte contribui para formação dos jovens, inclusive para que eles possam ser pessoas mais autônomas. O esporte educacional tem o poder de trazer a criança e o adolescente para a educação. Procuramos conscientizá-los e sensibilizá-los sobre a importância da prática do esporte, que é direito deles, sem deixar de responsabilizá-los pelos seus deveres”, destacou o educador físico Sandro Cruz, professor da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira.

Publicidade
_

Papel fundamental na formação

Além da busca pelo sucesso nas disputas, os Jogos Escolares de Minas Gerais têm missão decisiva na formação dos estudantes. Por meio do esporte, eles aprendem valores como trabalho em equipe, disciplina, respeito às regras e superação de desafios, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens.

“A etapa microrregional foi minha primeira participação nos jogos. O resultado foi ótimo e foi muito bom jogar com os alunos das outras escolas. Desde então, tenho praticado mais para esta próxima etapa, principalmente online. A etapa regional é maior e fora de casa, o que é mais difícil. Espero encontrar outros bons jogadores, conseguir um bom resultado e, quem sabe, outra medalha”, pontuou o estudante-atleta de xadrez, Gabriel Marques Lopes.

Publicidade