Jovem Orquestra de Ouro Branco se apresenta em Belo Horizonte

Evento será na abertura da Semana da Música

Concerto será no Teatro Feluma, dia 6 de outubro, sexta-feira, e conta com a participação do violoncelista Matias de Oliveira Pinto. Programação da Semana de Música tem muitos atrativos.
Publicidade _

A Casa de Música de Ouro Branco realiza a décima sétima edição da Semana da Música entre os dias 6 e 11 de outubro.
Este ano, o festival terá uma programação que reúne concertos, recitais, masterclasses e oficinas.

A abertura da Semana da Música será dia 6 de outubro, sexta-feira, em Belo Horizonte, às 20h, no Teatro Feluma, com apresentação da Jovem Orquestra de Ouro Branco, a JOOB.
A regência é do maestro Marcos Silva-Santos e o solo do violoncelista Matias de Oliveira Pinto. O repertório escolhido homenageia Joseph Haydn.

“Juntamente com Bach, Haydn foi responsável por lançar as pedras fundamentais para muitas práticas da música ocidental de concerto posterior a ele. A música de Haydn é extremamente detalhista em vários aspectos: instrumentação, tratamento temático, simetrias e assimetrias formais, parecendo refletir sua personalidade descrita por biógrafos como irônico, sagaz, inteligente, brincalhão e perspicaz”, afirma o regente da JOOB.
Do próprio Haydn, a orquestra escolheu o Concerto para violoncelo em Ré Maior.
Ainda faz parte da homenagem a abertura da ópera O Rei Pastor de Mozart, um pupilo direto de Haydn.

Publicidade
_


O mesmo concerto será realizado em Ouro Branco, no dia seguinte, sábado, 7 de outubro, também às 20h, na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro.

“A Semana da Música chega em sua 17ª edição com muito frescor e participações especiais. Teremos professores renomados e a vinda de alunos de diversos lugares, além de concertos em Ouro Branco – que se consolida a cada dia como a cidade da música – e em Belo Horizonte”, afirma Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música e diretora geral da Semana da Música.

A Casa de Música oferece 100 vagas para estudantes de fora. Além disso, participam da semana os 90 alunos da instituição.

A Semana da Música tem direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster

Participações de músicos no festival deste ano e programação

Elizabeth Fayette (violino), Hyu-Kyung Jung (violino), Rommel Fernandes (violino), Raphael Egídio (violino), Iberê Carvalho (viola), Eduardo Swerts (violoncelo), Marcio Carneiro (violoncelo), Valdir Claudino (contrabaixo), Diego Salvetti (violão), Peter Von Wienhardt (piano), Larissa Paggioli (piano), Renata Xavier (flauta transversa) e Alexandre Silva (clarinete), além dos professores da Casa de Música.

A programação será intensa.

Todos os concertos em Ouro Branco têm entrada gratuita.
O concerto de abertura em BH, no Teatro Feluma, terá ingressos pagos (R$20,00 e R$10,00) que podem ser comprados pela plataforma Sympla.

No domingo, 8 de outubro, às 20h, a Semana da Música recebe o violonista Diego Salvetti. De origem italiana, Salvetti é um reconhecido pesquisador da música e do violão brasileiro e mora no Brasil desde janeiro de 2015. Hoje é professor de violão no Conservatório Musical de Tatuí e desenvolve trabalhos como violonista e compositor. No repertório, obras de Enio Morricone, Baden Powell, Paco de Lucia, entre outros.

Em seguida, sobe ao palco a violinista norte-americana Elizabeth Fayette. Elogiada pelo jornal The New York Times por seu som “sedutor, brilhante e seu virtuosismo genial”, Fayette apresenta em Ouro Branco peças de Reena Esmail, Chihchun Chi-sun Lee, J. S. Bach entre outros.

Jovens durante ensaio da Orquestra de Jovens de Ouro Branco, um marco na cultura artística da cidade

Já na segunda-feira, 9 de outubro, no mesmo local e horário do dia anterior, se apresenta o duo formado pela violinista Hyu-Kyung Jung e o baixista Valdir Claudino. Jung nasceu em Seul, Coreia do Sul, mas foi em Hamburgo, na Alemanha, que iniciou seus estudos de violino aos seis anos. Foi membro da EuroAsian Symphony Orchestra e da Sinfonieorchester Münster. Já Claudino concluiu seu doutorado em contrabaixo pela Universidade de Iowa, nos EUA, e é contrabaixista do grupo Docontra, além de ter feito parte de várias orquestras. No programa da noite, Reinhold Glière.

Em seguida, Valdir acompanha o violista Iberê Carvalho, que mantém atividade artística intensa e regular no Brasil e na Europa, atuando como solista camerista e violista convidado. Iberê é também cofundador e membro da direção do Coletivo Ubuntu, que vem promovendo ações em busca da equidade e em prol da causa negra na música de concerto. O repertório escolhido pelo duo será dedicado a obra de Karl Ditters von Dittersdorf.

Nesta mesma noite, se apresenta o Quinteto de Sopros formado por Renata Xavier (flauta transversa), Alexandre Barros (oboé), Alexandre Silva (clarinete), Francisco Silva (fagote) e José Francisco dos Santos (trompa). Eles escolheram um programa bem variado, com composições de George Bizet, R. Miranda, Pixinguinha, Piazzola e outros.

Na terça-feira, 10 de outubro, também às 20h, na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, o público poderá apreciar um concerto que reúne várias formações. Primeiro se apresenta o duo composto pelo contrabaixista Valdir Claudino e pela pianista Ana Paula Simões, professora da Casa de Música de Ouro Branco. Eles tocam Protofonia, de Carlos Gomes.

Logo depois sobem ao palco o violista Iberê Carvalho e a pianista Larissa Paggioli, doutora em performance pela University of Northern Colorado, mestre em piano pela University of Wyoming. A próxima formação será com Hyu-KyungJung , Iberê Carvalho, Larissa Paggioli e Eduardo Swerts, violoncelista parceiro de longa data da Casa de Música e Membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2012.

Dia de encerramento

O encerramento desta noite intensa será com o pianista Peter von Wienhardt, que tem uma extensa carreira internacional e é professor de piano e crossover em Münster, na Alemanha.

No repertório dos grupos, obras de M. Nobre, Mozart, Gershwin e outros.

O encerramento da 17ª Semana da Música será na quarta-feira, 11 de outubro, no mesmo horário e local dos dias anteriores. Como já é tradição, se apresenta a Orquestra da Semana da Música, com programa a confirmar. Este ano, no entanto, teremos uma novidade: a participação do violoncelista Márcio Carneirocom um repertório dedicado à Bach. Atualmente, Márcio concentra sua atividade pedagógica no conservatório superior de Lausanne-Sion, na Suíça.

Mais informações no site oficial do evento www.semanadamusica.com

foto: Beto Hektor

Publicidade