Live da Orquestra Sinfônica abre Minas Arte em Casa

Silvio Viegas é o regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - Foto:Alex Dave
Publicidade _

Apresentação será hoje, segunda (8); iniciativa que vai selecionar artistas está com inscrições abertas.

Um concerto com músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) vai marcar a abertura do projeto Minas Arte em Casa, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A live do duo de violinos formado por Alexandre Kanji e Karine Oliveira será transmitida na segunda-feira (8/6/20), às 19 horas, pela TV Assembleia e pelos canais da Assembleia no YouTube e no Facebook.

A apresentação com os convidados terá duração de 30 minutos e contará com a participação do regente da orquestra, Silvio Viegas, que fará comentários técnicos sobre o programa e os compositores.

O projeto Minas Arte em Casa, que está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (9), é uma das frentes de enfrentamento à crise econômica no setor cultural do Estado, promovidas pela Assembleia. Serão selecionadas 40 propostas de apresentações inéditas de artes cênicas e de música popular e erudita, desenvolvidas em plataformas digitais. Os vencedores serão remunerados e terão seus trabalhos veiculados pelos canais da ALMG.

O objetivo da iniciativa é reduzir os impactos negativos gerados pela pandemia do coronavírus nesse segmento, além de fomentar o acesso à cultura para o público, durante o isolamento social. Os interessados em participar podem consultar informações no edital

Além do projeto Minas Arte em Casa, a Assembleia realizou outras iniciativas visando apoiar o setor cultural. Uma delas é a Lei 23.631, de 2020, originária do Projeto de Lei (PL) 1.777/20, que, entre outros temas, assegura a possibilidade de concessão de renda mínima emergencial a trabalhadores autônomos e a realização remota de projetos apoiados pelo Sistema de Financiamento à Cultura de Minas Gerais.

Houve também a aprovação do PL 1.801/20, que prevê, entre outros temas, a adoção de editais emergenciais para profissionais da área artístico-cultural, tanto artistas quanto técnicos; a prorrogação dos prazos de aplicação de recursos e prestação de contas para os projetos culturais apoiados pelo Estado que forem adaptados para ocorrer de forma digital; adoção de estratégias para impulsionar a realização de eventos culturais previstos ou reagendados para após o término do estado de calamidade.

Concerto terá composições de Bériot e Mendelssohn

Na live que será realizada na segunda-feira (8), os violinistas da orquestra, Alexandre Kanji e Karine Oliveira, vão executar composições de Charles de Bériot e Felix Mendelssohn. Juntos, Alexandre e Karina formam o Duo Su Giù, que tem o objetivo de difundir, democratizar e aumentar o acesso a essa formação instrumental.

O violinista Alexandre Kanji é Spalla da orquestra. Ele viveu 20 anos na Holanda, estudou no Conservatório Real de Haia e na Escola Superior de Música e Dança Codarts e tocou, de 2003 a 2011, no naipe de primeiros violinos da Orquestra Filarmônica Holandesa.

Karina Oliveira é violinista e chefe de naipe da orquestra desde 2001. É graduada em Música, com ênfase em Educação Musical pela UFMG desde 2009, e especialista em Neuroeducação. Ela estudou violino com grandes nomes do instrumento, como Edson Queiroz, Max Teppich e Marcelo Guerchfeld.

Silvio Viegas é atualmente o regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e professor de regência na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como convidado, esteve à frente de importantes orquestras da Itália, da Bulgária, da Hungria, de Portugal, da Argentina, do Uruguai e do Brasil. 

Próximas lives – Nos meses de junho e julho, outras quatro lives com artistas convidados serão transmitidas nos canais institucionais da Assembleia. Programe-se para acompanhar.

Publicidade