Liz Truss é agora a primeira-ministra do Reino Unido

Problemas com a inflação, alto preço do gás e eletricidade, além da questão ucraniana, são os primeiros desafios do governo que se inicia.

Ela é a terceira mulher a ocupar esse cargo na história do Reino Unido. Ela foi recebida pela rainha Elizabeth II que a encarregou de formar um governo.
Publicidade _

A ex-ministra das Relações Exteriores Liz Truss se tornou formalmente a nova primeira-ministra do Reino Unido nesta terça-feira, depois de receber a tarefa de formar um governo da rainha Elizabeth II no Castelo de Balmoral, a residência de verão do monarca na Escócia.

A ex-ministra das Relações Exteriores derrotou seu rival Rishi Sunak na corrida pela liderança conservadora para substituir Boris Johnson no governo .

Minutos antes, o ex-primeiro-ministro, que também viajou para Balmoral, apresentou formalmente sua renúncia à rainha de 96 anos, que então nomeou Truss como primeiro-ministro.

-

Antes de sair, Johnson fez seu último discurso de despedida como primeiro-ministro do lado de fora da 10 Downing.

Truss chegou a Balmoral com seu marido Hugh O’Leary para a audiência com a rainha, onde foi formalmente nomeada primeira-ministra.

Ela é a 14ª pessoa a ocupar o cargo no reinado de 70 anos de Elizabeth ll. O primeiro foi Winston Churchill.
Elizabeth II tem alguns problemas de mobilidade, então esta foi a primeira vez que a cerimônia não foi realizada em vez do Palácio de Buckingham, em Londres.

A nova primeira-ministra, a terceira mulher nessa posição na história do Reino Unido , empreendeu o regresso a Londres onde fará o seu primeiro discurso e logo a seguir começará a nomear o seu novo gabinete.

O congelamento das tarifas de eletricidade e gás está entre as primeiras medidas que ele deve anunciar imediatamente nesta semana para ajudar os britânicos a enfrentar o inverno.

Foto: AFP

Publicidade