Na viagem à ilha, o ex-presidente testou positivo para coronavírus.
Em nota oficial divulgada na tarde desta quinta-feira (21) em seu site, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter contraído o coronavírus. Segundo informado no documento, o petista viajou sua mulher, Rosângela ‘Janja’ da Silva, e outros sete integrantes para a ilha caribenha.
Em conformidade as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para viagens internacionais, Lula e a comitiva foram submetidos a testes da Covid-19 ainda no Brasil, antes da viagem, e também na data da chegada em Cuba, no dia 21 de dezembro. Os exames foram repetidos no dia 26 de dezembro – foi quando os resultados apresentaram resultado positivo para Covid-19.
Ainda segundo divulgado, oito dos membros da comitiva do ex-presidente testaram positivo, com exceção da jornalista Nicole Briones. Todos permaneceram em isolamento social, respeitando os protocolos do sistema de saúde cubano. Lula não necessitou de internação hospitalar, diferente do escritor Fernando Morais, que ficou hospitalizado durante um período de 14 dias.
Lula retornou ao Brasil nesta quarta-feira (20) e só chegada a família foi comunicada, no intuito de preservar sua família e dos demais. O único ciente da situação foi o médico infectologista e ex-ministro da Saúde no governo Lula, Alexandre Padilha, que acompanhou a evolução da doença e ficou em contato com os médicos cubanos responsáveis pelo atendimento em Cuba.
“Parabéns a todos que trabalham no sistema de saúde brasileiro, que estão cuidando com muito sacrifício do nosso povo. E a todos os pesquisadores dos institutos Butantan e Fiocruz, que trabalharam no desenvolvimento destas vacinas. Elas representam nossa única saída nessa pandemia que vitimou milhares de brasileiros”, exaltou Lula no retorno ao Brasil.
Um dos líderes políticos mais importantes do mundo, Lula chegou à Cuba no dia 21 de dezembro, para participar das gravações de um documentário sobre a América Latina, produzido e dirigido pelo cineasta norte-americano Oliver Stone. A viagem do ex-presidente durou 30 dias.