
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Montevidéu para participar do velório de José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, falecido aos 89 anos na última terça-feira (13).
A cerimônia ocorre no Palácio Legislativo, onde milhares de pessoas, entre autoridades e cidadãos, prestam suas últimas homenagens ao líder uruguaio.
O presidente está acompanhado da primeira-dama Janja da Silva. Também integram a comitiva brasileira o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo; o senador Humberto Costa; os deputados federais Jandira Feghali e Guilherme Boulos; e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
O velório de Mujica começou na quarta-feira (14 e atraiu uma multidão ao Salão dos Passos Perdidos do Parlamento uruguaio.
O cortejo fúnebre percorreu as ruas de Montevidéu em uma carruagem puxada por cavalos, acompanhado por militantes do Movimento de Participação Popular (MPP), partido fundado por Mujica. A cerimônia, sem símbolos religiosos, refletiu o caráter laico do país e a simplicidade do ex-presidente.
Pepe
Pepe Mujica faleceu em sua residência em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, após uma batalha contra um câncer de esôfago diagnosticado em abril de 2024, que evoluiu para metástase hepática.
Após a cerimônia, conforme seu desejo, os restos mortais de Mujica serão cremados, e as cinzas enterradas sob uma árvore em sua chácara, onde também repousa sua cadela Manuela.
Foto: Ricardo Sturcket