Lula: “Quero sair daqui com a cabeça erguida”

Publicidade _

EL PAIS – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou com exclusividade ao EL PAÍS e à Folha de S.Paulo na manhã desta segunda-feira, na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde ele cumpre pena de 8 anos e 10 meses de prisão no caso do triplex do Guarujá. “Sei muito bem qual lugar que a história me reserva. E sei também quem estará na lixeira”, afirmou, ao longo das duas horas de entrevista, em que fala sobre a tristeza de perder o neto e faz um pronunciamento sobre sua prisão.

“Virou norma no Brasil condenar por manchetes dos jornais”

O ex-presidente Lula diz ser favorável à apuração de denúncias, mas critica a falta de provas. Segundo o petista, os investigados são condenados pela imprensa antes mesmo da finalização do processo judicial.

É a primeira vez que o petista fala à imprensa desde a prisão, em abril do ano passado. O encontro ocorre após oito meses de negociação entre os dois veículos e a defesa do petista —e após uma batalha jurídica que começou com a censura pelo STF da conversa, o recuo e liberação meses depois, e uma tentativa da PF em transformar a entrevista em coletiva de imprensa, sem o consentimento prévio do entrevistado.

Publicidade