No mês de Maio, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo está engajada na importante campanha “Maio Laranja”, dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, a cidade está promovendo uma série de peças teatrais em todas as escolas municipais, com a participação da talentosa contadora de histórias Ana Bacana.
As apresentações, acompanhadas pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), abordam o tema de forma lúdica e adaptada a cada faixa etária.
A Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos foi a primeira a receber a intervenção, com mais de 350 alunos participando ativamente.
As crianças interagiram durante a peça e receberam informações essenciais sobre como identificar possíveis abusadores, inclusive nas redes sociais.
A campanha “Maio Laranja” foi instituída pela Lei Nº 14.432, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os abusos enfrentados pela população infanto-juvenil brasileira.
Promotor aborda o tema no Centro Cultural
Além das atividades nas escolas, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, está promovendo a palestra “Faça bonito e não se cale. Seja a voz de quem não pode se defender sozinho”, com o Promotor de Justiça Lucas Bacelete Otto Quaresma, no Centro Cultural, nesta quarta-feira, às 8h30. Esta é mais uma iniciativa para abordar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.